Feed on
Posts
Comments

Vivemos hoje um macro fenômeno civilizacional iniciado com a chegada de uma nova mídia com repercussões em diversos setores,  incluindo na educação.

Quando educadores procuram refletir sobre o futuro da educação olham apenas para o seu próprio nicho.

Porém,Revoluções Midiáticas são exógenas à Pedagogia e só podem ser entendidas por uma ciência mais geral sobre a sociedade.

Os teóricos da Pedagogia terão muito mais dificuldade de entender o futuro da educação se não recorrerem à Antropologia da Sobrevivência.

É primeiro preciso entender o que está mudando em TODA a sociedade para, só então, analisar como este algo maior repercute em cada setor.

Não se pode entender o “elefante” se dedicando a analisar apenas a orelha ou o rabo.

As possibilidades abertas para disruptivas mudanças educacionais (para melhor) são viáveis pela chegada da nova mídia e não serão compreendidas sem ela.

É preciso entender o macro movimento de sobrevivência que estamos promovendo e seu respectivo impacto na área educacional.

A educação é apenas o “rabo” de um cachorro muito maior chamado sobrevivência e não o contrário.

Vejo pensadores educacionais perdidos, pois não conseguem separar a causa (nova mídia) da consequência (possibilidade de novos modelos em todos os setores, incluindo o educacional).

A educação do novo século, por causa das possibilidades abertas com a Revolução Civilizacional, não terá apenas uma mudança metodológica, mas principalmente tecno-filosófica.

O novo ambiente educacional procurará explorar as novas possibilidades da linguagem dos rastros, que permite uma qualidade muito mais exponencial na quantidade.

Não, não teremos um futuro da educação, via inteligência artificial, mas da inteligência coletiva, fortemente apoiada pela inteligência artificial.

É isso, que dizes?

O tema do Futuro da Educação faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse Garibaldi Porto sobre a nossa formação:


Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

 

Leave a Reply

WhatsApp chat