Feed on
Posts
Comments

 

Hoje, virou moda colocar número em tudo.

O mundo virou um grande software, o que é positivo, mas é preciso ter critérios para numerar.

A ideia da Sociedade 5.0, vem do Japão e a explicação é a seguinte, pelas ordem das sociedades: da caça, da agricultura, industrial, da informação e agora é a 5.0, que seria da pós-informação.

A pergunta que não quer calar sobre este critério de nomear a Sociedade 5.0 é a seguinte: qual é o gatilho? Qual o motivo da passagem de uma sociedade para a outra?

Quais são os fatores que nos levam para saltar de uma civilização para outra?

Note que o conceito vem da economia: formas do ser humano produzir, mas sem nenhuma regra para explicar o salto entre as sociedades.

O conceito da Sociedade 5.0 é baseado em critérios de constatação e não de regras, que expliquem como o ser humano se adapta no tempo.

Sem regras de como o sapiens se adapta ao longo do tempo, não se pode classificar o presente e nem projetar o futuro.

Se não um estudo das causas e efeitos de como o sapiens se adapta, não tem como saber o que estamos vivendo agora e nem o que virá.

Se adotamos uma lógica para classificar as sociedades humanas sem nenhum critério mais lógico, fica difícil projetar o que virá.

Quando desenvolvemos a Narrativa Futurista Bimodal criamos, por necessidade, fatores causantes, detonantes e consequentes das mudanças civilizacionais.

A nosso ver, a regra da adaptação humana no tempo é a seguinte: mais população, se demanda novas mídias, o que nos possibilita novos modelos administrativos mais sofisticados.

Isso nos faz entender melhor para trás e projetar para frente.

No nosso cálculo, estamos entrando na Civilização 2.0, pois pelo primeira vez podemos criar modelos de administração similar às formigas.

Os Uber usam rastros e as cooperativas de táxi, sons (oral e escritos).

A Civilização 2.0 permite, para quem será “locomotiva”, a descentralização progressiva, com modelos administrativos cada vez mais distribuídos.

É isso, que dizes?

O tema do questionamento da Sociedade 5.0 faz parte da QUARTA IMERSÃO da Bimodais – Futurismo Competitivo. Veja a avaliação do André Torres:

Tome a pílula vermelha e saia de Matrix:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

Leave a Reply

WhatsApp chat