Feed on
Posts
Comments

O Google me responde o seguinte quando pergunto o que é uma escola:

” Escola – estabelecimento público ou privado destinado a ensino coletivo. “

Melhoremos o conceito.

Antes da Internet, podíamos dizer que escola era:

  • um espaço presencial – praticamente obrigatório, entre a vida infantil e adulta das pessoas;
  • um espaço com tempo determinado, no qual pessoas recebiam uma espécie de herança civilizacional das diferentes áreas do conhecimento, incluindo valores, para se integrar à sociedade.

A função, assim, da escola era/é o de prover uma ponte entre a família e a sociedade, da infância à vida adulta.

Podemos dizer que, independente as mudanças que teremos adiante, a sociedade precisará de algum tipo de Educação em casa ou fora dela para preparar o sapiens a enfrentar para vida adulta.

Nós não saímos da barriga das nossas progenitoras como outras espécies, prontos ou quase prontos para virar adultos.

Assim sendo, a necessidade de algum tipo de Educação é algo estrutural e permanente da espécie, sendo a atual o resultado conjuntural de determinada etapa civilizacional.

O atual modelo de educação foi pensado e se encaixou na preparação para a seguinte vida adulta:

  • de escassez de informação, no qual o professor, a escola, os livros didáticos eram insubstituíveis;
  • em um ambiente, no qual a única forma de se ter contato com educadores era de forma presencial, em determinado tempo e lugar;
  • em que as profissões e as organizações eram praticamente permanentes;
  • em que a taxa de mudanças era baixa;
  • em que a regra do mercado era emprego e não trabalho autônomo ou próprio negócio.

A nova Civilização, aonde já ocupou territórios, entretanto, tem demonstrado que os futuros adultos passarão a conviver no seguinte cenário:

  • de abundância de informação, tornando o atual conteúdo das salas de aula substituível;
  • do acesso ao conhecimento a distância, permitindo flexibilidade de tempo e lugar;
  • de profissões e organizações mutantes;
  • em ambientes plataformas, no qual cada profissional é uma personal startup, inovador e sempre mudando.

Assim, cada vez mais teremos, como já temos, um abismo entre o atual modelo educacional com a futura vida adulta.

O atual modelo de educação ficou obsoleto, pois a civilização para o qual ele foi concebido também está ficando obsoleta!

Os jovens, cada vez mais dentro da nova civilização, vão se perguntar por que precisam da atual escola? Uma escola que não os prepara para a NOVA vida adulta?

O debate educacional que temos que fazer hoje é de entender que a Educação, que podemos chamar de obrigatória (aquela que todos os pais esperam matricular os filhos) terá que ser um espaço de preparação para que os novos sapiens possam viver bem quando forem sapiens adultos.

É preciso entender que a nova civilização é disruptiva em relação a atual e, assim, a educação também terá que ser.

A mudança na educação é estrutural, pois as mídias têm esse poder: permitir profundas alterações civilizacionais para as quais todas as áreas da sociedade precisam se reajustar.

Quer debater o futuro da Educação de forma mais eficaz?

Entre no nosso grupo Educação Bimodal, me manda um zap e veja o que é preciso: 2199608-6422 – “Nepô, quero entrar no grupo Educação Bimodal”.

Leave a Reply