Feed on
Posts
Comments

Descentralização é o gradual repasse de atividades e decisões das organizações, sejam elas quais forem, para os indivíduos, que passam a ter mais liberdade e responsabilidade.

Note que quando ainda tínhamos a escravidão, o senhor da Casa Grande era o responsável por manter a sobrevivência de todos da senzala – o escravo não apenas não tinha liberdade sobre a sua vida, mas nenhuma de consumo.

Com as modernas relações trabalhistas, os trabalhadores puderam escolher onde morar, o que comer, vestir, etc.

Isso é desprezado por muita gente como algo secundário, mas é justamente isso que garante que a espécie possa lidar melhor com a complexidade.

Quanto mais as pessoas puderem ajudar a decidir na complexidade, cada um tomando decisões, mais fácil é lidar com o todo.

Há, assim, uma Lei que nos diz o seguinte:

Diante da Complexidade Demográfica Progressiva, mais e mais será preciso distribuir ações e decisões para que as pessoas possam ajudar a lidar com a infinidade de problemas que são criados.

Portanto, se formos contar a jornada humana, veremos que ciclicamente vivemos o seguinte espiral:

  • Criamos um ambiente de comunicação/administrativo que fica obsoleto, pois tem um limite demográfico;
  • Quando se atinge a esse limite, local ou globalmente, é preciso um upgrade no ambiente de comunicação/administrativo para alinhar demandas com ofertas.

Este upgrade se dará através da reintermediação operacional ou gerencial, conforme as possibilidades oferecidas pelo novo modelo de comunicação/administração.

A descentralização tem que ser progressiva, pois o aumento demográfico também o é.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro

Um dos formandos da escola me disse  seguinte:

Leave a Reply

WhatsApp chat