Feed on
Posts
Comments

Futurista é uma pessoa especializada em apresentar prognósticos e macro tendências sobre o amanhã no médio e longo prazo, estamos falando de uma ou duas décadas.

Assim, o futurista não é um modista, um estrategista ou profissional de inteligência competitiva que têm uma time line de anos.

Um Futurista para que possa projetar décadas tem que trabalhar com cenários de séculos ou milênios para poder enxergar mudanças nas décadas.

Futuristas, assim, trabalham com a Macro-História para projetar a Meso História, das décadas e séculos.

Futuristas procuram enxergar não movimentos sociais, políticos e econômicos, mas mudanças civilizacionais, que impactam toda a sociedade.

Se formos procurar uma ciência, a que mais se aproxima do estudo das civilizações é a Antropologia.

Diria, assim, que os Futuristas com “F” maiúsculo devem ter formação na Antropologia, tendo como foco de estudo as mudanças relevantes nas diferentes etapas da civilização humana.

Mudanças civilizacionais, assim, devem ser o foco dos Futuristas, através da Antropologia.

Quando falamos desse tipo de mudança, estamos nos referindo a algo macro, que produz alterações macros, para que possamos projetar décadas e séculos.

O que provoca alterações macros na espécie?

  • pandemias mundiais;
  • eventos meteorológicos disruptivos;
  • aumento demográfico;
  • chegada de novos modelos sociais, políticos e econômicos;
  • novas tecnologias, com forte impacto social;
  • novas mídias.

São alguns que me ocorrem.

Por pensar em Civilizações o Futurista, necessariamente, trabalha com a visão do Sapiens mais ampla, mais abstrata.

Agora, por exemplo, se consegue perceber que o papel das mídias não foi bem avaliado nas mudanças civilizacionais. Isso é um ajuste filosófico de como alteramos a forma como pensamos o sapiens e a sua jornada.

O Antropólogo/Futurista ou o Futurista com formação em Antropologia precisa promover o ajuste filosófico de “mudou a mídia, mudou a civilização”.

Os Futuristas/Antropólogos têm um importante papel nessa guinada de recolocar o debate, apontar realmente quais são as macrotendências.

Esse é o nosso papel e a Antropologia, que estuda as civilizações, nossa ciência.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat