Feed on
Posts
Comments

Quando se fala em educação, se pensa fortemente no conteúdo que será ministrado. Porém, temos que começar a pensar diferente.

Nós somos seres midiáticos (precisamos mudar isso na forma como pensamos a essência humana).

Assim, toda a interação humana, incluindo as organizações de todos os tipos, são modeladas pelas mídias de plantão.

Com as organizações educacionais não é diferente.

Podemos falar de organizações educacionais marcadas pelas Eras Midiáticas: orais, escritas e agora digitais.

O que me chama a atenção é que estamos mudando hoje, disruptivamente, o ambiente social de um formato estruturante para outro completamente diferente.

Estamos mudando mais do que o conteúdo a forma geral das organizações na sociedade, criando novo modelo de comando e controle:

  • Até o digital, tínhamos a OBRIGAÇÃO de termos um intermediador de carne e osso regulando o aprendizado, como um professor em sala de aula;
  • Depois do digital, passamos a um novo intermediador (uma inteligência artificial, programada por um curador) que ajuda a um auto-gerenciamento de comunidades interativas.

A educação é eterna e sempre será espaço de preparação (além da formação dos adultos) dos jovens entre a família e o mercado de trabalho.

Serve literalmente para formatar (vou usar este verbo) as pessoas para poder trabalhar.

Note que o verbo formatar é dar uma forma, preparar para que a pessoas não estranhe o ambiente de trabalho e possa produzir.

  • Se na atual organização educacional se entra num horário, tem um local específico, hora para o lanche, turma, sinetas, professor, caderno, prova, avaliação;
  • Na organização em que vai trabalhar também terá horário, um local específico, hora para o lanche, turma, ponto, gerente, caderno, metodologia, avaliação.

As mídias de plantão influenciam todas as formas na sociedade, principalmente as organizações produtivas.

Assim, temos a seguinte sequência, que está invisível agora, mas tem que ser explicitada:

  • mídias formatam organizações produtivas;
  • que formatam o modelo das organizações da educação.

Numa sequência lógica.

O Digital tem criado um novo modelo de organizações baseados em Plataformas de Curadoria, na qual se tem outra formatação, bem diferente da atual – com tendência a se transformar no modelo hegemônico.

Assim, quando pensamos em educação futura, ao invés de pensar em conteúdo, temos que pensar na forma da educação, que tenderá a ser preparatória para que os jovens entrem nesse novo tipo de organização.

A organização educacional terá que ser similar à produtiva!

Mais ainda.

É uma formação que precisa preparar para a inovação muito mais constante, o auto-didatismo, a capacidade de julgar os conceitos mais eficazes dos menos, a informação mais confiável da menos.

Assim, muito mais do que pensar qual é o currículo que deve ser ministrado nas escolas do século XXI, temos que pensar que formato a educação pós-digital vai ter.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro

Um dos meus alunos me disse  seguinte:


Leave a Reply

WhatsApp chat