Feed on
Posts
Comments

Toda Escola de Pensamento Filosófico-Descentralizadora (EPFD) acabará por descobrir nas suas teorias, pois estará procurando isso, e defender nas metodologias para que possa se resolver o problema – ordens espontâneas.

  • A Escola Canadense de Comunicação viu no uso e massificação das mídias um processo de Ordem Espontânea, Lévy chamou de Inteligência Coletiva;
  • Nós, na continuação da Escola Canadense, vimos a Ordem Espontânea da Demografia;
  • A Austríaca de Economia viu no Mercado (na linha de Adam Smith) a Ordem Espontânea.

Podemos, entretanto, ter uma hierarquia dentro das EPFDs, que vai nos ajudar a compreender de forma diferente as Ciências Sociais.

A Ordem Espontânea Primária, pela lógica, é a Demográfica. Podemos dizer que o ser humano é uma espécie que – quando pode – deseja ter mais filhos.

Ter filhos é uma ação voluntária – na maior parte dos casos, mas consequências involuntárias para toda a sociedade, pois cada pessoa que chega demanda algo e precisa que lhe seja oferecido algo.

O Mercado de oferta e demanda seria, assim, a Ordem Espontânea Secundária e precisa acompanhar o ritmo da Primária para que não haja problemas de escassez, já que cada vez mais há aumento das demandas.

Podemos dizer que as mídias são uma Ordem Espontânea Terciária, pois quando o Mercado começa a não mais resolver satisfatoriamente (e estamos falando também em questões subjetivas) há uma demanda por novas formas de comunicação e administração.

A Demografia e as Mídias são Ordens Espontâneas de efeitos de ação e reação de longo prazo e o mercado de curto.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat