Feed on
Posts
Comments

Teoria – conjunto de regras ou leis, mais ou menos sistematizadas, aplicadas a uma área específica.

Quando falamos em Teoria da História, estamos procurando leis que possam nos ajudar a entender como e por que algo muda na jornada humana ao ponto de poder definir Eras.

Podemos dizer que o principal problema para compreender o Digital é justamente a obsolescência das Teorias da História de plantão.

O fator tecnologia, inicialmente e depois das mídias são considerados neutras nas atuais Teorias da História, bem como o fator demográfico.

Assim, quando projetamos o futuro no médio e longo prazo, missão fundamental dos futuristas, não se consegue bons prognósticos.

Há um erro nas Teorias da História utilizadas.

Conforme aprendemos com os Historiadores Canadenses a história deve ser contada, a partir das mudanças de mídia, pois são elas uma espécie de “placa-mãe” da sociedade.

Todo o “software” social “roda” sobre esta placa-mãe como se fossem sistemas operacionais.

A sociedade é condicionada pela mídia e se altera, incluindo o macro modelo administrativo, quando ela se modifica. Sendo as mudanças de mídias, que marcam o início e o fim das Eras Civilizacionais.

Porém, nós aqui na quarta geração da escola, incluímos na Teoria da História o fator demográfico, sendo este o motivo para que novas mídias sejam obrigatoriamente necessárias:

Se mantemos as mesmas Teorias da História de plantão não entendemos o Digital.

Futuristas que continuam sem revisar a respectiva Teoria da História não conseguem enxerga um palmo na frente do nariz.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat