Feed on
Posts
Comments

Histeria: “Comportamento caracterizado por excessiva emotividade ou por um terror pânico”.

Muita gente diz que o mercado é infalível sempre.

Mais ou menos.

Há momentos em que a Histeria Coletiva toma conta.

Sugiro assistir dois filmes, que ilustram claramente estes momentos:

Nos dois momentos, o mercado agiu com uma criança, sem nexo, sem lógica, sem nenhum tipo de maturidade.

Quem tentou levar lógica foi rechaçado.

São momentos em o super certo se torna incerto e as pessoas não conseguem agir com uma maior taxa de lógica.

De certa forma, é o momento que estamos vivendo com a chamada Transformação Digital que demonstra claramente uma Histeria Coletiva.

As pessoas não conseguem pensar de forma um pouco mais madura diante de um fenômeno inusitado como esse.

As pessoas começam a olhar para todos os lados e menos para o cliente, que deve ser sempre a referência de competitividade.

Parece simples, mas não é.

  • Se fosse simples, a TV Globo já teria pensado em criar um projeto parecido com o do Youtube, mas não cria;
  • Empresas de varejo estariam migrando para algo parecido com o Mercado Livre, mas não migram.

O mercado criou dois mantras sem nenhum sentido:

  • É preciso inovar e sair da caixa” – sim para onde e que caixa é essa?;
  • É preciso investir em tecnologia digital” – mas qual exatamente? É só mudança tecnológica ou de comportamento?

Dizem os mais sábios que uma empresa começa a morrer quando o concorrente lança um produto ou serviço que o teu atual cliente adora e te abandona e você não consegue lançar algo parecido.

Aposto que este momento de Histeria Coletiva da Transformação Digital será estudada pelos administradores do futuro com grande interesse – quando uma número enorme de antigos líderes não conseguiram responder aos desafios do mercado.

É isso, que dizes?

O tema é tratado aqui na nossa formação, de forma distinta, em dois módulos.


Mais detalhes: bimodais.com.br/pro

Veja o depoimento de um dos nossos formandos:

Leave a Reply