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No capítulo 3, Fluir, do livro “Inevitável” de Kevin Kelly o autor resolve chamar dados de cópias e isso vai gerar uma confusão danada.

Vejamos.

“(…) a comunicação digital foi concebida de modo a possibilitar que as cópias fluam com o menor atrito possível”.

Quando se usa o termo “cópia” ele está se referindo a dados, e não a informação – o que gera uma confusão danada, pois temos diferença enorme entre as duas coisas.

Dados precisam fluir e fluem.

Informações já são dados mais estruturados e podem gerar decisões melhores ou piores.

Informações, entretanto, não fluem e não poder fluir livremente, pois há nelas um esforço de alguém de organizar os dados e ganhar dinheiro sobre eles.

Sem o retorno, não há negócio.

É bom detalhar que uma informação é um conjunto de dados trabalhado para gerar valor.

Um filme no Netflix não flui, você paga por aquela informação organizada em formato de filme ou série.

Os dados da sua conta bancária, idem. Sua conta fechada no Instagram, idem.

Eles são mais passíveis de cópia e de disseminação do que no passado. É muito mais barato copiar e disseminar – e daí?

E o nosso amigo – que adora uma confusão intelectual – vai gerando problemas ao longo do tempo:

“Não temos como impedir a reprodução indiscriminada em massa”.

Claro que temos.

Um supermercado só existe por que conseguiu transformar informação em produto e coloca na prateleira algo que será pago pelo cliente.

Há barreiras para impedir que se entre lá e se leve tudo sem pagar.

O mesmo temos com a informação na Internet, que pode ser roubada como uma laranja do supermercado, com risco para quem roubou.

Tem laranjas nos laranjais, mas alguém tem que ir lá colher, empacotar e oferecer perto da sua casa – o Netflix faz de alguma forma isso.

Kelly Confuso diz que “a tecnologia da rede precisa funcionar assim sem restrição”. E passa a chamar isso de fluxo constante.

Dados fluem, pessoas transformam dados em informação e muitos em conhecimento e geram valor.

Dados precisam que sejam trabalhados e é isso que gera o valor.

Informações não podem fluir sem o consentimento de quem trabalhou sobre elas, pois isso pode implicar em falta de estímulo para o trabalho.

Há obviamente um jogo entre a a oferta de informação gratuita para vender uma informação/conhecimento ainda mais de qualidade, que é um novo jogo neste novo mercado.

Porém, é no jogo de como as informações fluem ou são retidas, e não os dados, e não as cópias, que a nova economia vai se formando.

Kelly é um bem informado jornalista, que não deveria ter se arriscado a se meter em livros que pedem um pensamento mais científico.

Leitura que segue.

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