Feed on
Posts
Comments

Estou lendo o livro “Gestão do Amanhã” de Magaldi e Salibi.

O livro opta, o que é bom, por procurar referências históricas para entender a Era Digital.

Faz um rápido panorama dos pensadores da Administração, de onde saímos e onde estamos para poder entender o atual momento.

O problema é que TODOS os pensadores sobre administração do passado e do presente não passaram pela revisão da relação das mídias com a administração.

Todo o pensamento de melhoria administrativa se inicia depois do século XVIII, já dentro da Era Midiática da Escrita Impressa.

Assim, todas as análises, melhorias, ajustes foram realizados dentro da mesma Era Midiática.

Não era possível que estes autores pudessem entender que tudo que pensamos e pensávamos sobre administração estava dentro de um contexto de uma Era Midiática específica.

O que estamos vivendo hoje no novo século é Fenômeno Social Recorrente da espécie, a chegada de nova Era Midiática que exerce uma influência inusitada e inesperada para os clássicos da administração.

O que estamos começando a descobrir é de que podemos definir que temos Macro Modelos Administrativos, que são criados dentro de Eras Midiáticas, que se alteram quando temos novas Eras Midiáticas.

Ou seja, os Macro Modelos Administrativos são resultados das mídias disponíveis e quando temos novas mídias, temos o surgimento de novos Macro Modelos.

É preciso uma revisão das premissas da Administração, o que torna o pensamento clássico da Administração em parte obsoleto, pois é preciso forte ajuste para que possamos compreender a nova Era Midiática Digital.

O esforço louvável do livro “Gestão do Amanhã” é incapaz de perceber esse problema de paradigma ao analisar o novo século.

Por causa disso, o diagnóstico é de que estamos diante de uma Revolução Industrial e não de uma Revolução Midiática Civilizacional, que também provoca mudanças na produção e na administração.

Mas as Revoluções Administrativas e Produtivas são uma parte da Revolução Midiática e não o todo.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Bimodal?

Me mande um zap: 21-99608-6422

Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.

Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!

RESSALVA

Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo.

Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo Digital Bimodal – Teoria e Prática” temos o Glossário Completo com a definição de todos eles para que sirva de suporte aos que querem se aprofundar no tema.

E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.

Veja abaixo o depoimento de um dos nossos participantes:

Leave a Reply

WhatsApp chat