Feed on
Posts
Comments

“A verdade é como poesia. E a maioria das pessoas odeia poesia.” – frase do filme “A Grande Aposta” (que eu recomendo).

Tirando os inquietos, que já nascem com parafuso a mais ou a menos, o cidadão comum detesta inovação.

Pessoas e organizações são reacionárias – não gostam de mudar, pois há uma batalha para sobreviver e existir e isso cria um tal de legado, que precisa ser preservado.

O legado, assim, é tudo aquilo que você quer preservar, pois é ele que te garante o “leitinho das crianças” no final do mês.

Quando pessoas ocupam cargos, empregos, profissões, isso significa que elas comprometem a vida no processo e passam a ser “defensoras do legado”.

O legado é o que garante o final do mês e se pergunta o tempo todo por que colocar o final do mês em risco?

Isso cria uma espécie de Conservadorismo Positivo, que funciona bem em Cenários Comuns, mas pode ser um veneno em Cenários Incomuns, caindo para um Conservadorismo Negativo ou Reacionarismo.

Esta aversão à mudança é natural, humano e funciona adequadamente para momentos em que a Taxa de Competitividade é baixa.

Porém, numa Revolução Midiática Civilizacional como agora, na qual saltamos para a abundância de informação, cooperação e inovação, este sentimento de preservação radical dos legados passa a veneno.

É preciso ousadia quando todo mundo reza por segurança. E quanto mais segurança se pede, mais vai se indo para o buraco!

E é justamente nessa desejo de segurança suicida, diante dos fatos, que surgem as oportunidades para os novos concorrentes.

No fundo, a grande dificuldade para inovar de quem tem grande legado é a de superar essa barreira emocional.

E é justamente isso que não está claro para a maioria.

Quer ser um Futurista Competitivo Digital Bimodal?

Me mande um zap: 21-99608-6422

Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.

Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!

Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo. E no blog destacados em negrito.

Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo – Teoria e Prática” – (sendo escrito em Grupo de Estudos Avançados sobre o tema) temos o Glossário Completo com a definição de todos eles para que sirva de suporte aos que querem se aprofundar no tema.

E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.

O Grupo de Estudos Avançados sobre Futurismo Competitivo é uma das opções dos formandos, que já foram certificados no Módulo Introdutório e Intermediário.

Veja abaixo o depoimento de um dos nossos participantes:


Leave a Reply

WhatsApp chat