Feed on
Posts
Comments

“Os fracos acreditam na sorte; os fortes em causa e efeito.” –
Ralph Waldo Emerson

Temos dito por aqui que praticamos hoje o Futurismo Amador.

Com os mesmos paradigmas do passado, no qual tínhamos um Futuro Comum, queremos projetar o cenário em um Futuro cada vez mais Incomum.

Quando comecei a jornada para entender a Era Digital também não consegui perceber a Macrotendência da Uberização.

Uberização é o fenômeno da massificação de novo Macro Modelo Administrativo, que vemos no Uber, no Youtube e no Mercado Livre.

Muitos dos formandos da Escola de Futurismo Competitivo Digital Bimodal questionam nossa insistência em falar da Uberização.

“O Netflix não está aí super competitivo? E não é uberizado, certo?”.

Certo, verdade, mas o papel do Futurista não é olhar o curto, mas principalmente o médio e o longo e servir como um alerta para os desafios mais disruptivos que temos pela frente.

Vou frisar “desafios mais disruptivos”, pois quando se fala, por exemplo, em Revolução Industrial 4.0, todo mundo pensa que é colocar mais tecnologias nos mesmos processos.

Ou fazer pequenas mudanças nos atuais processos para se manter competitivo.

Tudo isso é fruto de um mercado assustado, emocionalmente frágil, e de um Futurismo Marqueteiro baseado muito mais em ferramentas de marketing (aquilo que o cliente quer comprar) do que com o que de fato (aquilo que vai acontecer).

Enxergar a Uberização só é possível depois de um longo mergulho de revisões de algumas bases sólidas e profundas de como vemos o sapiens, a sociedade, a história, a administração, as tecnologias e a própria ciência.

Este é o desafio dos Futuristas Bimodais: ser espécie de farol de clareza num mercado cercado pela escuridão.

O caminho é duro, longo, mas bastante motivador e interessante.

Quer ser um Futurista Bimodal?

Me mande um zap: 21-99608-6422

Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.

Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!

RESSALVA

Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo. E no blog destacados em negrito.

Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo – Teoria e Prática” – temos o Glossário Completo com a definição de todos eles para que sirva de suporte aos que querem se aprofundar no tema.

E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.

O Grupo Bimodal Avançado é uma das opções dos formandos, que já foram certificados no Módulo Introdutório e Intermediário.

Veja abaixo o depoimento de um dos nossos participantes:

Leave a Reply

WhatsApp chat