Feed on
Posts
Comments

Um mundo mais dinâmico como teremos agora por diante, terá forte impacto na forma como pensamos e agimos sobre nossas profissões.

Antes, ainda era possível que pudéssemos nos imaginar profissionais de assuntos, como engenheiros, jornalistas, médicos, etc.

Não faz sentido pessoas, profissionais ou centros de pesquisa se dedicarem mais a assuntos.

Ninguém é engenheiro, mas construtor de pontes, ou de navios, ou de aviões.

Problemas sempre foram e serão muito mais os epicentros da vida profissional de cada pessoa.

Hoje, me dedico a entender e ajudar pessoas a lidar com o novo mundo digital, através de cursos, palestras, workshops, conteúdo.

Como vou definir que profissão é a minha?

As pessoas deveriam perguntar aos outros, qual é o seu problema-foco?

Pare para pensar sobre a sua atividade e responda esta questão: qual é o problema você se dedica? O que torna muito mais fácil entender qual é a “dor do cliente” e poder ajudar.

Isso facilita muito num mundo cada vez mais empreendedor em que cada um tem que criar a sua própria startup pessoal, mesmo que trabalhe dentro de grandes organizações.

Podemos dizer que em cada problema, entretanto, temos quatro níveis distintos:

  • O problema original;
  • A metodologia escolhida para lidar com ele (que envolve tecnologias, os conceitos, formação e processos);
  • As teorias – o mapeamento e relação das forças para poder prescrever a metodologia;
  • E, por fim, a filosofia que analisa a essência das forças e analisa aspectos éticos (felicidade) e revisões conceituais quando algo não está funcionando (epistemologia).

Posso dizer que quem encontra o seu problema e tem um diferencial na forma de ajudar quem sofre com ele, tem meio caminho andado para criar uma carreira mais significativa (seja no aspecto de propósito, seja de sobrevivência).

O tema é pertinente para a Pesquisa Bimodal que estamos fazendo este ano no problema Autonomia Bimodal (permitir que pessoas lidem com mais autonomia diante do mundo digital) e faz parte da Formação Bimodal, que temos trabalhado.

Quer participar das nossas atividades? Me mande um zap – 21-99608-6422.

Veja o depoimento de quem participou do nosso curso:

Leave a Reply

WhatsApp chat