Feed on
Posts
Comments

A palavra empreendedor precisa de certa reflexão, pois não podemos dizer que um dono de botequim e do Uber podem ser enquadrados da mesma maneira.

A distinção é importante, pois quando pensamos em ajudar pessoas a empreender mais e melhor, temos que ter diagnóstico adequado.

Uma boa formação, ou coaching para o empreendedorismo, tem que ter base filosófica-teórica consistente para poder rapidamente diagnosticar:

  • O perfil dos candidatos;
  • Os bloqueios que cada um enfrenta;
  • E as ações para que o perfil possa exercer a plenitude do seu potencial, superando de forma mais rápida possível os bloqueios existentes  para a etapa seguinte.

Empreendedorismo, podemos dizer, que vem de empreender: “por em execução, realizar”, uma espécie de sinônimo de trabalhar.

Assim, temos cinco tipos de mentalidade diante do trabalho, de empreender:

Vejamos:

  • Mentalidade empregatícia – aquela pessoa dependente de chefe, empregador, sem iniciativa, que ainda não saiu “da casa dos pais”;
  • Mentalidade intraempreendedora – aquela pessoa que mesmo empregado, debaixo de alguém que lida com o mercado, consegue ter iniciativa e perceber o cliente como o ser verdadeiro empregador;
  • Mentalidade empreendedora incremental – aquela pessoa que já tem o seu próprio negócio, lida diretamente com o cliente, não há mais intermediação entre ele e o mercado. Porém, oferece produtos e serviços já estabelecidos e sem pretensão de alterar, por conta própria, esta condição;
  • Mentalidade empreendedora radical – o mesmo do anterior, mas que já sugere novos produtos e serviços ao mercado, diferente do habitual;
  • Mentalidade empreendedora disruptiva – o mesmo do anterior, mas que já sugere novos produtos e serviços ao mercado, COMPLETAMENTE diferente do habitual.

Um apoio para o empreendedorismo, seja individual ou coletivo, tem que ter estes parâmetros, que não são rígidos, pois existe, por exemplo, muitas pessoas que empreendem, mas que têm mentalidade empregatícia.

E tem muita gente que está dentro de uma organização tradicional, fechada, que tem mente empreendedora, mas não consegue sair do armário.

Se você tem dúvidas sobre empreendedorismo, quer dar um salto à frente ou quer ajudar a criar uma cultura empreendedora, através de iniciativas, quem sabe não possa te ajudar?

Conheça meu serviço:

“Tirando empreendedores do armário!”

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat