Feed on
Posts
Comments

A palavra de ordem do novo milênio é reintermediação.

Vivemos passagem da Era Analógica para Digital e a demanda principal da espécie é de criar organizações mais eficazes para mundo mais povoado.

Atuais organizações foram criadas para Complexidade Demográfica bem menor – baseada nas mídias disponíveis.

As mídias disponíveis definiram a Gestão, atual modelo de administração, que tem limitações quando aumentamos a escala.

A Gestão serviu bem para complexidade de até sete bilhões de Sapiens.

Hoje, temos os primeiros passos do novo modelo administrativo – mais reintermediado e compatível com o novo patamar demográfico.

A meu ver, tende a se tornar hegemônico ao longo do tempo.

Contamos não só com nova linguagem (dos cliques), com nova inteligência (artificial) e ainda novo processos de armazenamento e certificação (blockchain/internet das coisas).

Todas as iniciativas da Administração 3.0 nos levam à mesma direção: reintermediação, reintermediação, reintermediação.

Na macro-história, é fato, o Sapiens precisa promover mudanças midiáticas-administrativas para  lidar com uma de suas principais características ainda desconhecida: a Complexidade Demográfica Progressiva.

A Uberização é a reintermediação administrativa, através de um misto de Inteligência Artificial (que lida com processos complexos) e pessoas (através da reputação participativa).

E o Blockchain é a reintermediação do armazenamento (via P2P) e da certificação (contratos espertos).

A tendência é que cada vez mais os dois movimentos Uberização e Blockchain se encontrem para permitir reintermediação para lidar com qualidade na quantidade.

Eliminam vários modelos de negócio que eram baseados na intermediação passada.

Não, não são continuidade, mas disrupção.

É preciso que organizações tradicionais acordem para  riscos e oportunidades da avassaladora onda reintermediadora administrativa que estamos vendo pela frente.

Sugiro como receita, urgentemente, a criação de Laboratórios de Administração Bimodais para que organizações tradicionais possam experimentar os dois modelos: o atual, de forma incremental e o novo, de forma, completamente, disruptiva.

É isso, que dizes?

ttps://youtu.be/6YLEeE6r2XQ

Leave a Reply

WhatsApp chat