Feed on
Posts
Comments

Teorias são ferramentas humanas para nos aproximar dos fatos.

Teorias eficazes são aquelas que permitem criar cenário preditivo, estratégia, método e/ou tecnologia melhores.

São ferramentas fundamentais para quem quer agir de forma mais madura e reflexiva diante de qualquer fato da vida.

Porém, em vários momentos da história humana, os fatos se apresentam de forma estranha, fora da maneira usual. E teorias que eram consideradas eficazes vão ficando obsoletas. E aí, temos crises teóricas.

A vida, por algum motivo, apresenta nova faceta e é preciso que haja necessária revisão na maneira que pensávamos sobre determinadas coisas para enxergar e agir melhor.

Nestes momentos, a sala da filosofia, que estava meio fechada e empoeirada, se abre novamente, de forma emergencial.

A filosofia é espaço de reflexão humana para questões mais abstratas: espécie de STF das teorias, que entra sempre em campo para resolver questões na última instância.

Quando tudo vai bem, os fatos estão próximos das teorias, a sala da filosofia fica meio fechada em qualquer campo de estudo.

A filosofia, assim, é de grande ajuda nas crises, pois traz a clássica pergunta do por que das coisas.

Tem ferramental acumulado por centenas de filósofos brilhantes, que se dedicaram justamente a nos tirar de grandes crises teóricas.

Tal ferramental permite que o que estava sólido possa ir se liquidificando para que se possa olhar para novos fatos com novas lentes.

Hoje, quando conjunto de situações do mundo digital não tem explicação plausível, é preciso mergulhar na filosofia para sair com o olhar renovado.

A filosofia, acreditem, é ferramenta mais barata e eficaz para entender e agir neste novo mundo completamente diferente, que desponta de forma estranha, disruptiva e rápida neste novo milênio.

Leave a Reply

WhatsApp chat