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Muitos perguntam por que aumentamos a taxa de imprevisibilidade sobre o futuro.

Explicações começam com a globalização, com a cada vez maior interdependência dos mercados, mas, a meu ver, o motivo principal é:  massificação de novas mídias descentralizadoras, a partir da primeira década do novo século.

Mídias são o epicentro da espécie e definem a forma como as   trocas humanas são possíveis.

Mídias centralizadas, como tínhamos no passado, estabeleciam maior verticalização dos mercados.

Mercados e comunicação mais verticais,  maior controle de determinadas organizações sobre a sociedade.

A saber: maior taxa de passividade do consumidor e maior barreira de entrada para novos concorrentes.

O futuro, não resta dúvida, era muito mais certo do que incerto; muito mais controlado do que descontrolado. 

A massificação de mídias descentralizadoras contribui, portanto, para que aumentássemos em muito a taxa de imprevisibilidade sobre o futuro.

São variantes maiores, o que nos leva a equação mais complexa.

O futuro, saiba você, tem um preço. E este  subiu muito nas últimas décadas, pois passou de previsível para imprevisível.

É fato:

Quanto mais disruptivo for o futuro, mais caro ele fica.

Apesar da competitividade das organizações depender cada vez mais de cenário futuro eficaz, o investimento na área de Inteligência Competitiva de longo prazo continua, inexplicavelmente, muito baixo.

É bom avisar por aí sobre a a seguinte regra:

Na dúvida, invista em reflexão e não em ação duvidosa.

A competitividade, mãe de todas as organizações, vai agradecer emocionada.

É isso, que dizes?

Este texto em áudio:
https://youtu.be/FHLuBS-ui14

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