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O papel de um cenarista é reduzir a imprevisibilidade do futuro.
Analisando, inicialmente, o que é mais previsível para começar a fazer os cálculos de futuro.kkk Juh

Podemos dizer que em qualqjuer futuro teremos cada sapiens comendo, bebendo, indo ao banheiro, etc e tal todos os dias.

Isso é previsível?

Se não houver mudanças genéticas, sim.

Isso é a base de todos os cenários, pois demandas geram ofertas. Ofertas criam a necessidade de organizações.

Assim, teremos mercado de trocas.

O que é preciso analisar, assim, é o que muda nos mercados.

Quais são os fatores que não são fixos.

Podemos dizer que organizações e consumidores mudam no tempo.

E quais são os fatores que alteram o mercado, tanto organizações como consumidores?

No macro-cenário, podemos apontar dois bem negligenciados e com forte impacto: demografia e dessacralização de mídia.

A demografia aumenta à complexidade das demandas, o que obriga a sofisticação das ofertas.

Organizações precisam crescer, inovar, mudar.Descentralização de mídia altera o amadurecimento afetivo-cognitivo do conumidor, aumenta a demanda por personalização, o que gera ainda mais impacto na complexidade.

Além disso, novas mídias permitem o surgimento de novas formas administrativas, criando espaço para novas organizações outsiders.

Não existe, assim

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