Feed on
Posts
Comments

Sobre:

Gosta de pedalar e fotografar.

Além de tudo isso, é obcecado para entender o mundo digital e não é de hoje: já pesquisa e vive da e na Internet há mais de 20 anos.

É jornalista, professor, doutor em ciência da informação, tem canal do youtube e um blog.

Trabalha como estrategistas em organizações estatais e privadas. Sua missão no mundo, ajudar pessoas e organizações a entender o Mundo 3.0 para pensar e agir de forma mais eficaz.

Hoje, está à frente da Nepomuceno – capacitação, conteúdo & pesquisa.

Formação:

Mestre pela UFRJ/IBICT (1996) e doutor pela UFF/IBICT (2010). Tem graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982).

É Diretor Executivo da Nepomuceno – Capacitação, Conteúdo & Pesquisa, desde 1995. Foi jornalista especializado em tecnologia no DataNews, a partir de 1982, colunista do Jornal da Tarde, colaborador em dezenas de sites na Internet.

Prestou consultoria para mais de 500 organizações brasileiras na área de estratégia em Internet. É professor de vários cursos de MBA no Rio de Janeiro, sempre com o tema de construção de cenários e estratégia, a partir de estudos macro-históricos.

É co-autor do primeiro livro sobre Web 2.0 no Brasil: “Conhecimento em Rede” (2006), da editora Campus, com Marcos Cavalcanti. Publicou também “Gestão 3.0” também pela Campus e está no prelo “Administração 3.0” pela Alta Books.

Publicou também dezenas de e-books sobre os impactos do mundo digital, entre eles: Política 3.0 e Educação 3.0.

Empresas atendidas:

BNDES

PETROBRAS

DATAPREV

VALE

SENAC

EMBRAPA

PRODESP

GARTNER

BRAZTOA

ABMI

NOKIA

TEMAS GERAIS:

Inovação – necessidade de se pensar e agir em mercado mais líquido, mais competitivo, com outro patamar de exigência dos consumidores. Atividades de capacitação, conteúdo e pesquisa neste tema, que permitam a formação de profissionais mais inovadores, éticos, criativos e estratégicos para as Mudanças 3.0, que estão por vir.

Estratégia  – necessidade de se pensar e agir em um mercado com alterações constantes de cenários. Atividades de capacitação, conteúdo e pesquisa neste tema, que permitam a formação de cenaristas, estrategistas e futuristas para criar Cenários 3.0 mais eficazes.

Futuro  – necessidade de se pensar e agir num mercado que gera constantemente novos modelos de negócios disruptivos. Atividades de capacitação, conteúdo e pesquisa neste tema, que permitam a formação de curadores para lidar em Plataformas Participativas para criar um Mundo 3.0 mais uberizado.

TEMAS APLICADOS:

Educação 3.0: necessidade de se pensar e agir de forma diferente para se pensar o aprendizado de maneira completamente diferente, através da passagem da intermediação para a Curadoria do conhecimento. Serviços de Capacitação, Conteúdo & Pesquisa (link direto para formulário.)

Política 3.0: necessidade de se pensar e agir de forma diferente para se pensar o fazer político, com a redução da importância de partidos e políticos e a passagem gradual para a participação direta da população, via novas tecnologias. Serviços de Capacitação, Conteúdo & Pesquisa.  (link direto para formulário.)

RH 3.0: necessidade de se pensar e agir de forma diferente para se pensar a gestão de pessoal de forma distinta, através de plataformas participativas, ao estilo Uber. Formação de pessoas para se verem como Startups.  Serviços de Capacitação, Conteúdo & Pesquisa.  (link direto para formulário.)

Gestão do Conhecimento 3.0: necessidade de se pensar e agir de forma diferente, através da passagem da gestão para a Curadoria do conhecimento. Serviços de Capacitação, Conteúdo & Pesquisa. (link direto para formulário.)

Cidades 3.0

Título:

Estratégia: Cenários 3.0

O objetivo aqui é o de ajudar a organizações e pessoas a pensarem e agirem de forma mais coerente e eficaz em mercado com alterações constantes de cenários. Atividades de capacitação, conteúdo e pesquisa neste tema, que permitam a formação de cenaristas, estrategistas e futuristas para criar Cenários 3.0 mais eficazes.

Temos atividades de capacitação, conteúdo e pesquisa neste tema, a saber:

Diagnóstico, através de pesquisa:

  • Qual é o status da mentalidade diante da construção de cenários estratégicos?

Capacitação (palestra e/ou workshop):

  • Por quê o futuro ficou mais incerto?
  • Por que o modelo de construção de cenários no passado não tem sido eficaz?
  • Qual a diferença entre o cenarista e o estrategista?
  • Por que o cenarista hoje passou a ser peça chave para a sobrevivência das organizações?
  • Como construir cenários num futuro incerto?
  • As hiper-forças, as super-forças, as forças e os impactos das mesmas nos cenários?
  • As hiper-tendências, as super tendências e as tendências futuras?
  • A passagem do trabalho do cenarista para o estrategista e deste para os tomadores de decisão.

Conteúdo:

  • Produção de conteúdo específico para o cliente sobre o tema;
  • E curadoria do conteúdo produzido pelos formandos nas turmas.(link direto para formulário.)

Consumidor 3.0

Título:

Inovação: Mudanças 3.0

O objetivo aqui é o de ajudar a organizações e pessoas a pensarem e agirem de forma mais coerente e eficaz num mercado mais líquido, mais competitivo, com outro patamar de exigência dos consumidores.

Temos atividades de capacitação, conteúdo e pesquisa neste tema, a saber:

Diagnóstico, através de pesquisa:

  • Qual é o status da mentalidade diante da inovação?

Capacitação (palestra e/ou workshop):

  • Por quê o mercado ficou mais líquido?
  • Por que a taxa de inovação cresceu na última década?
  • Qual a dificuldade das pessoas em lidar com esse novo mundo: mentalidade 2.0 versus a 3.0;
  • O que pode ser feito?
  • Quais são os exercícios para aumentar a capacidade de percepção e de envolvimento subjetivo nos problemas?
  • Como deixar de ser uma pessoa alienada profissionalmente para engajada?
  • Qual a diferença entre inovar e mudar?

Conteúdo:

  • Produção de conteúdo específico para o cliente sobre o tema;
  • E curadoria do conteúdo produzido pelos formandos nas turmas.

Educação 3.0

Título:

Futuro: Mundo 3.0

O objetivo aqui é o de ajudar a organizações e pessoas a pensarem e agirem de forma mais coerente e eficaz num mercado que gera constantemente novos modelos de negócios disruptivos. Atividades de capacitação, conteúdo e pesquisa neste tema, que permitam a formação de empreendedores capazes de entender e agir diante dos desafios de um Mundo 3.0 mais uberizado.

Temos atividades de capacitação, conteúdo e pesquisa neste tema, a saber:

Diagnóstico, através de pesquisa:

  • Qual é o status da mentalidade diante do Mundo 3.0?

Capacitação (palestra e/ou workshop):

  • Por quê temos hoje o surgimento de modelos tão diferentes de negócio?
  • Qual é o impacto da demografia nas atuais mudanças?
  • Qual é o impacto da mudança de mídia nas atuais mudanças?
  • O surgimento de novos modelos administrativos para lidar com a complexidade.
  • Por que as organizações tradicionais estão perdendo valor?
  • O que de mais inteligente pode ser feito para evitar a perda de competitividade?
  • Os detalhes da uberização e a “bitcoinização” do mercado?

Conteúdo:

  • Produção de conteúdo específico para o cliente sobre o tema;
  • E curadoria do conteúdo produzido pelos formandos nas turmas.

Serviços:

Capacitação

Palestras (sensibilização) & Capacitação (formação):

Participativas com bastante interação, baseada em contextos históricos, com resultados de mudança de percepção muito acima da média do mercado.

Experiência de mais de 20 anos, com diversos exercícios para facilitar a compreensão de problemas complexos.

Pesquisa:

Diagnóstico prévio (opcional) para levantamento de status nos três temas abordados (Inovação, Futuro e Estratégia).

Levantamento feito por pesquisas presenciais e onlines e entrega de relatórios de avaliação.

Conteúdo:

Produção de conteúdo (texto, vídeos ou áudios) para manter o grupo, a organização ou a associação das organizações atualizada sobre os temas.

Produção de material mais curto ou longos (e-books, livros, documentários). Possibilidade de programas de áudio e vídeo, com entrevistas.

EVENTOS 2017:

FUTUROS:

Por que e como lidar com o aumento de complexidade?
Fórum SBGC 2017
Palestra de abertura – Centro de Eventos IBM
Rua Tutóia, 1157 – ​Vila Mariana – São Paulo
Cliente: SBGC –  05/06/17 (Manhã)

Inovação: impulso para a produtividade
RH RIO 2017
Palestra Magna –  Windsor Ocênico Hotel – Barra da Tijuca
Rio de Janeiro –  Cliente: ABRHRJ
06/06/17 (Tarde)

Novas tendências para a Gestão de Conhecimento
MBA de Gestão de Conhecimento

Workshop –  FEMPERJ – Av. Almirante Barroso, 90, 5o ANDAR
Cliente: Crie/COPPE/UFRJ – 09 e 10/06/17
Futuro da Educação
VII Ciclo de Conferências TIC & Educação
Palestra de abertura – Sergipe
Cliente: Senac/SE e Universidade Federal de Sergipe – 02/06/17 (final de tarde)

Futuro da Educação
Fórum Docente Anual da Estácio 2017
Palestra – Campus Rio Comprido – Rio de Janeiro
Cliente; Faculdade Estácio de Sá

 EM ANDAMENTO:

Inovação e Conversão 3.0


Workshop – Campus Botafogo – Rio de Janeiro
Cliente: Facha (Faculdade Hélio Alonso) – Maio e Junho/2017

REALIZADOS:

A uberização da sociedade: por que e como?
Palestra –  Cidade Nova – Rio de Janeiro
Cliente – OI – 28/04/17

Administração 3.0: o futuro das cidades e dos negócios Mesquita

Palestra – Prefeitura Mesquita – Rio de Janeiro
Cliente: Prefeitura de Mesquita – 05/04/17

Qual o futuro do RH?

Palestra – Campus Gávea – Rio de Janeiro
Cliente: PUC/RJ – 18/03/17

 Imobiliárias 3.0 – o futuro das corretoras de imóveis

Palestra –  Natal
Cliente: ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário)
Hotel Natal – 31/03/17

Inovação 3 0
Cliente: Quantum House – São Paulo – 15/02/17

 

 

 

Leave a Reply