Feed on
Posts
Comments

Imagina uma empresa grande, bem grande, que precisa tomar decisões em relação ao futuro.

Quem ela vai procurar para se aconselhar?

De maneira geral, grandes empresas de consultoria, que são organizações que criam métodos replicáveis para milhares de clientes para fazer escala.

Esse ciclo organizações tradicionais-grandes empresas de consultoria é um dos principais motivos para a crise que estão passando.

As grandes empresas de consultoria estão em crise, pois são organizações tradicionais como as outras e, por mais que se esforcem, não conseguem entender com profundidade o que ocorre atualmente.

Mudanças profundas de paradigmas não são percebidas por grupos de pessoas, mas por um tipo de mente específica, que tem a capacidade de perceber o que a maioria não consegue.

Se olharmos na história, veremos que não foi um conjunto de pessoas que pensou na evolução da espécie, mas Darwin, sozinho, que juntou pedaços.

Newton, Einstein, entre outros.

Quando comecei a tentar entender a Revolução Digital percebi que Pierre Lévy era o cara que consegui dizer muito mais do que tudo que tinha ouvido e visto até aqui.

E fui descobrir que ele era uma continuação incremental do gênio do século XX, que foi Marshall McLuhan, que dizia que quando a mídia muda, a espécie muda com ela.

A partir daí, que comecei a jornada em direção à compreensão do novo século, me baseando em gênios especiais e não em empresas de consultoria, que são capazes de enxergar micro, mas não macro-tendências, cenários ou grandes rupturas de paradigma.

Sem a revisão com sabedoria, inteligência e capacidade de rever filosofias e teorias do passado, a tarefa fica impossível!

Macro-tendências que podem projetar década e mesmos séculos necessitam de análise profunda da história e abertura de pensamento para revisões filosóficas e teóricas.

Posso afirmar, assim, que grandes organizações não precisam de novas metodologias e nem de consultorias estratégicas de curto prazo.

Mas abraçar boas filosofias e teorias, que permitam projetar um cenário de longo prazo e decidir a partir dele.

Elas estão, no fundo, procurando bons filósofos e bons teóricos, que estejam dedicados a entender o futuro da espécie e, com ela, das organizações.

É isso, que dizes?

One Response to “Organizações, acreditem, precisam, antes de tudo, de bons teóricos!”

Leave a Reply

WhatsApp chat