Feed on
Posts
Comments

O ser humano precisa das mídias para se informar e decidir.

Uma Revolução Cognitiva tem duas etapas:

  • primeiro passo – descentraliza as informações;
  • segundo passo – distribui as decisões.

Existe movimento contínuo macro-histórico da humanidade, conforme vamos aumentando a Complexidade Demográfica em direção à descentralização da informação e à distribuição das decisões.

Não temos outra forma de lidar com a Complexidade Demográfica Progressiva do que descentralizar e distribuir.

A isso podemos chamar de Inovação Civilizacional Progressiva.

Há, sem dúvida, tentativas de centralização da informação e das decisões, mas são sempre pontuais, regionais e curtas ao longo do tempo.

Tentativas de centralização esbarram em fatores objetivos, tais como abastecimento. E subjetivos, sensação de falta de liberdade, que acabarão por implodir os projetos centralizadores no tempo.

Se analisarmos a Macro-História vamos perceber que sempre, ao aumentarmos a Complexidade Demográfica Progressiva, mais dia, menos dia, o surgimento de novas mídias, que vão descentralizar a informação. E, a partir daí, permitir que se distribua as decisões.

Para isso, é preciso cada vez mais ferramentas cognitivas sofisticadas, que nos permitam dar estes “upgrades” civilizacionais.

Isso não é agora, sempre foi assim. E sempre será.

Faz parte das premissas básicas de uma Tecno-espécie.

Se encontrarmos marcianos que desenvolvem tecnologias e se alimentam todos os dias, veremos que eles viverão também sob as regras da Inovação Civilizacional Progressiva.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat