Feed on
Posts
Comments

Líder 3.0

Estamos vivendo a passagem do líder sólido para o líder líquido. Você será líder ou estará líder, dependendo da sua capacidade de manter a influência sobre seus liderados.

dsc03664

A grande novidade da Civilização 3.0 com os cliques (a terceira linguagem) é que uma sombra enorme da sociedade passou a ser iluminada.

As linguagens dos gestos e das palavras (oral e escrita) tinham limitações. Muito do que as pessoas faziam ou pensavam não podia ser registrado e utilizado para se tomar decisões.

Era uma limitação civilizacional.

O aumento demográfico tornou essa sombra extremamente perversa, pois as organizações passaram a ter um determinado espaço de sombra, na qual ampliaram o seu corporativismo, que se tornou tóxico.

Os cliques acompanham as pessoas em todas as suas ações. Diferente de uma conversa da rua ou de um gesto que faço não registrado, ao clicar estou deixando um rastro digital.

Estou deixando uma marca do que realmente faço, gosto, não gosto, do que estou procurando, do que não estou procurando.

A quantidade de informações que passam a ser registradas é uma proporção muito maior do que era antes. Todas estas informações tende a se transformar em decisões.

E isso tem impactos profundos na sociedade.

Hoje, é possível personalizar muito mais a oferta das demandas, pois passa a poder conhecer melhor o que se quer, quando se quer e onde se quer.

Aonde havia o ar sem registros, hoje existe o clique registrado!

O problema que temos é que existe uma quantidade cada vez maior de dados a ser analisado e se torna impossível que a topologia administrativa das atuais organizações possa lidar com essa enxurrada de dados.

Um gestor, modelado pelas linguagens passadas, recebia um número menor de dados a serem processados. E todo o modelo organizacional se baseava nesses parâmetros:

  • organização decide em torno dos dados disponíveis, com baixa participação do real interesse e desejo dos consumidores cidadãos;
  • produtos e serviços são massificados e entregues com atendimento parcial dos interesses.

As novas organizações que surgem criam um novo modelo. que permite lidar com esse novo parâmetro.

É isso, que dizes?

 

Assine a Newsletter sobre o Mundo 3.0:

http://tinyurl.com/newsnepo

receba-as-novidades-do-mundo-3-0-no-seu-e-mail-cadastre-se

Veja os slides aqui:
http://tinyurl.com/slidesantocog

Livro recomendado:

antropologia-cognitiva

Compras aqui.

Playlist sobre o tema no Youtube:
http://tinyurl.com/playantrocog

 

Leave a Reply

WhatsApp chat