Feed on
Posts
Comments

Vídeo relacionado:

A cultura humana pode ficar obsoleta?

dsc07156

Pode.

O Sapiens é a única espécie viva e social do planeta que cresce demograficamente, pois pode dar upgrades Tecnoculturais.

As outras espécies têm cultura fixa, pois são genéticas.

Esta é a mudança de percepção necessária para entender o século XXI.Estamos pagando o preço de termos saltado de um para sete bilhões, gerando demandas objetivas e subjetivas, que tornaram a Cultura 2.0 obsoleta.

Todas as crises que vemos e assistiremos é a incapacidade com a atual Cultura 2.0 poder lidar com a Complexidade 3.0.

O que está em crise atualmente não é o capitalismo, a república, o humano, a falta de religião.

A Macrocrise da Cultura 2.0 na virada do século saiu da sua fase latente e se tornou explícita por dois motivos:

  • a descentralização de mídia, que permite que se saiba mais, se articule mais, se questione mais, se informe mais;
  • o surgimento da nova Cultura 3.0 emergente, que apresenta nova forma de pensar e agir diante de velhos problemas.

De um lado, denunciamos o velho e, por outro, começamos a perceber e experimentar o novo. É preciso, assim, saber o que ficou obsoleto na forma de pensar e agir da Cultura 2.0.

  • Poderia apontar como o principal motivo da crise, a certeza arraigada de que apenas administradores centrais de carne e osso são os únicos que podem controlar e coordenar processos, através de comunicação oral e escrita.
  • Poderia apontar como a principal novidade para sair da crise, a criação de uma nova cultura de administradores artificiais, que passam a controlar e coordenar processos, permitindo a participação de massa, através de novos modelos de comunicação de ícones participativos.

A chegada da Cultura 3.0 é a saída para procurar novas formas de pensar e agir para resolver problemas, através de novo modelo de conversa entre sociedade-organizações, intermediados por gestores artificiais.

A Cultura 3.0 se baseia na difusão de gestores artificiais que têm como missão decidir não a partir do centro, mas permitir que as decisões sejam tomadas de forma a promover cada vez mais a Inteligência Coletiva Digital.

Um conjunto enorme de Tecnologias Descentralizadoras estão sendo implantadas na sociedade, todas na mesma direção: aumentar a capacidade de decisão individual em todas as áreas para lidar melhor com a nova Complexidade Demográfica.

É para lá que o mundo caminha, de forma inapelável.

Quem não subir no bonde, vai ficar no ponto

É isso, que dizes?

Livro recomendado:

politica30

Compre aqui.

Leave a Reply

WhatsApp chat