Feed on
Posts
Comments

Vídeo correlato:

Liberalismo aqui para este blog é uma forma de pensar e agir que defende o fortalecimento das pontas em relação ao centro.

dsc07133

Muitos dizem que a palavra de ordem que une liberais é a liberdade, leia-se liberdade individual. Eu diria que é a descentralização, pois fica mais fácil encontrar falsos liberais na defesa da liberdade (que é algo abstrato) do que na descentralização (que é mais concreto).

A defesa da descentralização é algo que pode unir pessoas o tempo todo, em qualquer hora ou lugar.

Porém, só teremos ciclos liberais mais amplos (entenda-se em várias regiões do planeta ao mesmo tempo) em determinadas circunstâncias.

Há um conjunto de forças importantes para viabilizar o liberalismo, em qualquer lugar:

  • os indivíduos de determinada sociedade precisam de algum tipo de autonomia de pensamento para poder assumir os direitos e deveres da descentralização e isso implica que os problemas básicos mais imediatos tenham sido resolvidos para reduzir a dependência em relação ao centro;
  • é preciso tecnologias que permitam a fiscalização das pontas para o centro, da sociedade para as organizações.

Um fator importante para reduzir o liberalismo na sociedade e aumentar a centralização é o aumento demográfico. Quando aumentamos a população muito rapidamente não há:

  • espaço/tempo/recursos para se criar a aprendizagem para a autonomia, há problemas emergenciais que começam a demandar respostas mais urgentes e demanda por um centro solucionador;
  • e acaba se centralizando os canais de mídia para resolver problemas objetivos e subjetivos, pois a produção precisa de uma massificação de demanda e oferta.

Assim, depois de picos demográficos é bem provável que tenhamos o aumento da centralização e a redução do espaço do pensamento e prática liberal descentralizadora.

Populistas de todos os tipos defenderão medidas paliativas e emergenciais, que visam aumentar o seu poder central, tentando eternizar a baixa autonomia.

É o que tem ocorrido neste início do século XXI e em outros momentos do passado.

Revoluções Cognitivas Descentralizadoras, entretanto, são as maiores aliadas para a descentralização e o liberalismo, pois elas, de forma rápida, conseguem:

  • criar autonomia de pensamento com bastante velocidade;
  • ajudam a denunciar os desvios do centro;
  • aumentam a possibilidade do empreendedorismo, tornando cada novo micro empreendedor um liberal por natureza, pois precisa do mercado livre e aberto para sobreviver.

Há que se ter uma revisão profunda no pensamento liberal da relação entre demografia e revoluções de mídia, chave para os projetos estratégicos que vão surgir no novo século.

É isso, que dizes?

lib3

Compre aqui.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat