Feed on
Posts
Comments

Sempre falo para meus clientes e alunos que é preciso não esquecer das cooperativas de táxi.

dsc01496

Imagina que você contrata um consultor estratégico antes dos aplicativos. Ia se falar de muita coisa, mas também do risco de surgir aplicativos e o Uber?

Muitos dirão que era impossível.

Será?

Podemos também nos colocar na posição da indústria da música.

Se coloque no lugar deles e imagine o que eles poderiam ter feito para não ter perdido espaço no mercado de uma hora para outra.

A indústria da música não percebeu que era uma empresas de intermediação de música distribuída em Cds e não uma Indústria de Música.

A cooperativa de táxis achava que era uma central de táxis e não um intermediador de taxistas dentro da plataforma do telefone.

O problema é que a grande mudança que estamos vivendo é a chegada de uma nova plataforma de trocas que tira o chão dos antigos negócios.

E cria um novo modelo de distribuição e também da administração.

O Uber, por exemplo, tem milhares de motoristas e quase nenhum gerente, pois consegue, através da Qualificação de Massa poder saber quem deve ou não ficar na plataforma.

Ao se pensar o futuro, não adianta uma série de palavras bonitas, tais como Propósito, Liderança consciente, Mentalidade exponencial, Desenvolvimento sustentável.

Isso tudo não é ponto de partida, mas de chegada. É resultado de um ambiente novo que é criado que permite que isso aconteça.

ISSO NÃO VAI ACONTECER NA GESTÃO!

Parece que as organizações chegarão lá, mantendo o atual modelo de administração e que a mudança será cultural.

Não será, o consumidor hoje está mais exigente por causa das mudanças TECNO-culturais.

Ou seja, há um novo cenário tecnológico que provoca mudanças culturais. Não adianta ter força de vontade para promover as mudanças, pois elas serão resultados de um novo modelo de administração, que só é permitindo em um novo ambiente Tecnocultural.

Tais demandas e mudanças são consequências da descentralização das mídias e só se conseguirá fazer a Transformation do momento atual para outro com alterações Tecno e culturais, uma vem com a outra e não separadamente.

Não adianta a empresas querer mudar, mas continuar praticando o velho modelo da gestão, que está ficando obsoleto.

É preciso criar laboratórios da nova cultura para monitorar e iniciar projetos já na Curadoria Digital, que é a nova forma de administração.

Se a indústria da música tivesse feito isso ou a cooperativa de táxi a chance de ter levado a surra que levaram teria sido bem menor, ou talvez nem tivessem levado.

Deixo a frase para refletir:

fracasso

Pense sempre na experiência dos fracassos recentes nos eu projeto de Business Digital Transformation.

Dá uma pista do que você realmente precisa.

Leave a Reply

WhatsApp chat