Feed on
Posts
Comments

A Escola Canadense de Comunicação estada há décadas as rupturas de mídia.

Apresentação1

Ou seja, eles já partem do princípio de que de tempos em tempos estas mudanças vão provocar mudanças profundas na sociedade.

Têm dados e reflexões sobre outras mudanças de mídia no passado, o que nos ajuda a formar uma base teórica mais consistente e comparativa para poder analisar o que acontece hoje com o que acontece no passado.

Um estrategista não é aquele sujeito que quer impor à vida o que ele gostaria. Mas é aquele que procurar entender a vida e ver como uma organização pode continuar competitiva, a partir das mudanças que a vida está provocando.

estrat-1024x821

Dentro dessa perspectiva, o maior aliado de um bom estrategista dedutivo é a história, pois se olhamos para trás e vemos o que aconteceu, não começamos a nos basear naquilo que o ser humano e a sociedade pode ser.

Mas aquilo que ela foi e como reagiu.

Isso nos dá uma margem de erro muito menor.

Quando estamos diante de rupturas de mídia precisamos de pensadores que se dedicaram no passado e no presente a estudar estas mudanças para reduzir a margem de erro das nossas análises.

Quando adotamos essa postura, não estamos projetando o que pode acontecer, a partir da minha intuição, mas o que aconteceu, já, de fato, e isso reduz o espaço para que eu me afaste do que provavelmente vai acontecer.

estrategia-negocios-pequenas-empresas.jpg

Um estrategista dedutivo, portanto, que vai recriar paradigmas vai procurar uma escola que possa ser especialista no estudo do “gatilho principal” daquilo que está sendo a força principal provocadora de mudanças.

E, a partir daí, ele ganha um estofo e uma eficácia muito maior do que aqueles que trabalham sem uma comparação histórica.

A Escola Canadense de Comunicação analisou com bastante material, com causas e consequências:

  • – a chegada da oralidade;
  • – a chegada da escrita e do alfabeto grego;
  • – a chegada do papel impresso;
  • – a chegada do rádio e da televisão;
  • – e agora o da Internet.

convergencia-de-midia-estrategia-de-marketing

O que fornece ao estrategista dedutivo material suficiente para começar a criar um novo cenário e começar a recolocar as peças nos seus devidos lugares.

É isso, que dizes?

Leave a Reply