Feed on
Posts
Comments

Detalhei aqui por que a escola vai mudar.

ping-pong1

Na verdade, estamos passando da cultura analógica cognitiva para a digital, que implica em um modelo mais interativo e participativo de conhecimento.

O conhecimento digital, ou do século XXI, ou o conhecimento 3.0 (oral, escrito e agora digital) recoloca o conhecimento a partir de problemas.

Toda vez que temos o fim de uma Era Cognitiva teremos uma crise educacional, pois o modelo se voltará para a concentração, e nos assuntos, se distanciando dos problemas da sociedade.

Finais de Eras Cognitivas nos levam à concentração e a baixa inovação.

Ou da inovação concentrada.

Assim, um movimento novo pede que os problemas sejam recolocados, pois a espécie entra em processo de mutação e recriação da sociedade, com as novas fronteiras tecno-cognitivas.

Vivemos o início de uma era de iluminismo e de renascença, na qual vamos ajustar a sociedade para a nova complexidade cognitiva de 7 bilhões de habitantes.

O conhecimento passa a ser feito na ponta e na interação, através do diálogo com as pessoas que sofrem o problema.

ping-pong-table

Não somos preparados para situações teóricas, para suposições, mas para a construção do conhecimento “no campo” junto com as pessoas que sofrem ou que são responsáveis para reduzir sofrimentos.

Em função disso, há uma mudança na maneira de criar conhecimento, que deixa de estar concentrada no aprendizado através dos centros de estudos, dos livros e de autores consagrados.

O processo é feito junto com as pessoas que vivem os problemas em um processo interativo, onde os livros, os autores, o conhecimento acumulado é chamado TAMBÉM para ajudar, mas não é o centro, é parte.

Tenho praticado esse tipo de trabalho, pode ver isso nas minhas aulas, no meu canal do Youtube, nas quais o conhecimento é criado junto com as pessoas, através de análise da melhor forma de pensar e agir sobre um dado problema.

tumblr_m5j3x3b5wg1rozhkfo1_1280

Isso é o início da tentativa de procurar o conhecimento interativo, mais horizontal, que vai procurar ser mais eficaz do atuam conhecimento impositivo, mais vertical, que impede que os problemas sejam o centro e que cada encontro seja produtor de uma nova rodada de aprendizagem.

É isso, que dizes?

Leave a Reply