Feed on
Posts
Comments

O movimento liberal tem uma ética.

Desconfiança

E diria que se dá em primeiro lugar na capacidade do diálogo em torno da liberdade, como discuti aqui.

O liberal, filosoficamente falando, é justamente aquele que não sabe o que é liberdade, apesar de ser o maior defensor da mesma.

O liberal é aquele que sabe que a liberdade é algo negociado com os outros, dentro de espaços em que os argumentos possam ser debatidos.

  • A liberdade não é uma conquista emocional.
  • E nem é obtida pela força, (apesar de poder ser defendida pela força).

A liberdade é basicamente um estágio de coo-vencimento (em que não há vencedores) coletivo de argumentos válidos e aceitos por todos como os limites razoáveis e conjunturais. Ser livre é aceitar os limites impostos por argumentos válidos.

Mirada de desconfianza

Ou seja, a liberdade negociada de hoje está “no mercado do debate” que pode ser outra amanhã.

A luta liberal, entretanto, luta para que a liberdade seja a mais descentralizada possível.

E o inimigo da liberdade pode ser o amigo de hoje, desde que ele cresça e por causa da sua força, queira impor a sociedade uma liberdade sem argumentos.

Uma liberdade imposta, pela força que passou a ter.

Por isso, o liberal é um cara sempre desconfiado, pois a liberdade é um sabonete.

O aliado de hoje pode ser um inimigo da liberdade amanhã, pois pode usar da força que passou a ter e, em nome da antiga defesa da liberdade, ser hoje o limitador da mesma.

Por isso, o liberal é aquele que está sempre atento para a negociação da liberdade e da defesa que toda a liberdade seja argumentativa, que tenha uma lógica razoável para se impor na sociedade. Alguém que não é capaz de defender a liberdade que quer para a sociedade está tirando da sociedade a capacidade de discutir a liberdade que ele quer impor a todos.

desconfiado bebe nenem

O grande desafio do liberal é justamente este.

Não se é amigo de pessoas e nem de corporações ou de qualquer coias, mas é um eterno amigo de argumentos razoáveis, que vão garantir que haja a possibilidade da liberdade negociada. Se alguém defende a liberdade sem argumentos é o primeiro passo para que deixe de ser um amigo de um liberal.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat