Feed on
Posts
Comments

Exosfera Social – mudanças que acontecem, a partir da introdução de Tecnologias Cognitivas, que mudam a forma do ser humano de produzir ideias e, por sua vez, modificam profundamente à sociedade. O termo Exosfera se justifica por ser algo que está acima da possibilidade de intervenção humana, pois acontece de forma massiva e definitiva;

A grande mudança que estamos vivendo no início do século XXI é uma mudança na Exosfera Social.

0 (2)

O que seria isso?

Normalmente, trabalhamos com níveis mais baixos de mudanças sociais, na ordem social, política e econômica, onde as ciências costuma agir. Aonde, aliás, as Estratégias Indutivas fazem sucesso.

Revoluções Cognitivas não trabalham nessas camadas mais baixas de mudanças, pois fazem alterações em algo maior, que vou chamar de exosfera.

Nosso cérebro é o epicentro da espécie e ele trabalha auxiliado por tecnologias para receber, processar e produzir ideias.

Esse ambiente de produção de ideias molda a nossa Exosfera, que seria uma grande tecno-ecologia onde estamos todos inseridos, pessoas, organizações e sociedade.

137895463_0

Quando massificamos novas Tecnologias Cognitivas, nosso cérebro passa a receber, processar e produzir ideias de uma outra maneira, alterando a base da Tecno-Ecologia em que vivemos, alterando a Exosfera Social.

Todo o resto que vem abaixo é influenciado por esse novo modelo ao longo do tempo.

Essa nova Exosfera é como se fosse um novo gás que vai se misturando com o anterior e vai alterando, ao longo do tempo, o ambiente social de forma definitiva.

Normalmente, quando fazemos análises sobre o futuro analisamos acontecimentos abaixo da Exosfera Social, contando que ela não está em mutação, mas está.

Nossa Exosfera Social, que forma a Tecno-Ecologia humana se modifica de tempos em tempos e é essa grande novidade no pensamento sobre a sociedade que a Antropologia Cognitiva nos oferece.

Mudanças na Exosfera são provocadas, principalmente por dois fatores combinados:

  • – o aumento da população, ainda mais em picos;
  • – a complexidade que esse aumento provoca, tanto em quantidade como em qualidade.

Isso obriga que haja mudanças mais amplas para poder lidar com esse novo cenário.

A Exosfera emergente vai aos poucos se espalhando e obrigando toda a sociedade interagir com ela, provocando mudanças graduais, mas definitivas.

29420231_10585_60581508_2684

Ou seja, a nova Exosfera é uma realidade da qual não podemos alterar, pois é uma camada acima, pois mais gente usando mais e mais as novas Tecnologias Cognitivas provocando novos “gases” que alteram a nossa Tecno-ecologia de forma gradual, mas definitiva.

É isso, que dizes?

One Response to “A Exosfera Social”

  1. […] Exosfera Social – mudanças que acontecem, a partir da introdução de Tecnologias Cognitivas, que mudam a forma do ser humano de produzir ideias e, por sua vez, modificam profundamente à sociedade. O termo Exosfera se justifica por ser algo que está acima da possibilidade de intervenção humana, pois acontece de forma massiva e definitiva – – em 11/09/14; – ver onde surgiu aqui; […]

Leave a Reply

WhatsApp chat