Feed on
Posts
Comments

Coloquemos assim, a partir do outro post:

  • micro-modismo – passa rápido e deixa quase nenhum rastro;
  • modismo – não tão rápido e rastros poucos;
  • tendência – fica mais tempo e amplia os rastros;
  • macro-tendência – não vai embora em muitas gerações e afeta muitas áreas da sociedade;
  • super-macro-tendência – algo que vai forçar mudanças em todo o resto.

0,,35427828-FMM,00

Basicamente, um papel do estrategista é:

  • – prever cada coisa;
  • – e ao acontecer diagnosticar com correção entre as quatro.

Diante disso, apontar o tempo, o impacto e sugerir “vacinas” para atuar de forma a criar oportunidades e reduzir riscos.

Como é possível saber?

corda_bamba

Ter uma boa bancada, um laboratório estratégico, em três áreas:

  • Filosofia – que estuda o que é permanente no ser humano;
  • Teoria – as forças e relação com contextos;
  • Metodologia – o que fazer diante das forças.

Falei em sala ontem, por exemplo, da população, que, a meu ver, é a principal força na sociedade. Quando há picos temos uma macro-tendência de mudança, pois isso impacta fortemente na logística e cria mudanças, que vão provocar tendências, modismos e macro-modismos.

É como se tivéssemos mudanças em camadas mais altas da nossa ecologia social.

  • O aumento populacional atua na camada mais alta, pois vai mudando a ecologia geral.
  • Essa camada mais alta vai mudando a complexidade das necessidades, forçando todo o resto.
  • Em uma camada mais baixa, podemos dizer que estão as soluções humanas para lidar com essa complexidade, em particular, que estudo a chegada da Revolução Cognitiva.

Que é uma das saídas humanas.

cordabamba-1024x821

E tudo que ela provoca.

Assim, a super-macro tendência do pico populacional, nos leva à macro-tendência de mudanças no cérebro, com novas Tecnologias Cognitivas que nos torna mais aptos a lidar com essa complexidade.

Daí vem a Revolução Cognitiva, que é uma macro-tendência, que nos leva à tendência de modificar toda a sociedade, social, política e economicamente falando.

E os modismos que isso implica e os micro-modismos.

Assim, o que um estrategista hoje deve focar é no pico populacional que nos leva a mudar muita coisa. O resto vem descendo e se ajustando a isso.

Não existe nada maior do que mais gente com fome e demandando produtos e serviços.

equilibrista1

Concordam?

É isso, que dizes?

 

One Response to “As 5 dimensões da estratégia”

  1. Alex disse:

    Uma pergunta, o senhor acha que os Micro-Modismos sempre foram tão comuns e banais como hoje? Eles sempre existiram assim? Ou atualmente eles estão mais comuns, talvez por conta da velocidade das informações que a Internet nos proporciona?

Leave a Reply