Feed on
Posts
Comments

Acredito que o ser humano tem por tendência engavetar ideias em diferentes armários. É um organizador de pensamento, que nos ajuda a nos organizar. Isso faz parte da maneira que absorvermos e compreendemos o mundo.

engavetamento

 

Isso acredito que é feito por todas as pessoas.

Há, assim, quanto entramos contato com alguma ideia nova o que podemos chamar de tempo de absorção de uma ideia nova da escuta da mesma até o seu “engavetamento”.

engavetamento3

O que diferencia uma pessoa da outra é o tempo que leva ao ouvir a ideia nova e querer “engavetá-la”.

Quanto menor este tempo, mais fechada a pessoa está para o novo, pois é possível ao se ouvir uma ideia nova abrir diversas possibilidades.

Obviamente, que deve haver um desconto no contexto em que a ideia está sendo exposta, pois para que haja a comunicação algumas premissas são necessárias, como vemos abaixo:

engavetamento5

 

Bem como em que tipo de ambiente, rede humana na qual a ideia está sendo apresentada, tal como:

engavetamento8

Isso implica que vai se estabelecer algumas premissas.

Porém, quando as taxas acima são baixas, o tempo entre ideias proferidas e engavetamento serão cada vez menor. Se perderá muito pouco tempo em se pensar onde exatamente vou engavetar a nova ideia.

Ou seja, mais rapidamente a ideia será etiquetada em uma das gavetas existentes, de forma mais rápida possível. Isso normalmente se dá através de um adjetivo.

Alguns exemplos de adjetivos utilizados:

engavetamento9

 

Assim, escolhe-se um determinado “armário” conhecido e lá vai se colocar dentro de uma dada gaveta a nova ideia, dando a ela uma etiqueta/adjetivo:

engavetamento6

 

Daquela gaveta existem os anti-corpos já prontos para combater aquele tipo de ideia e sairá de lá questionamentos prontos de uma outra gaveta, responsável por disparar os argumentos contra o que pretensamente é aquela ideia que foi engavetada e etiquetada de uma dada maneira, como vemos abaixo:

engavetamento7

 

 

O “combate” a uma ideia nova é saudável, porém passa a ser tóxico quando o tempo de engavetamento foi muito curto, pois estará se etiquetando a ideia em uma gaveta conhecida e já com os anti-corpos conhecidos para lidar com o que é armazenado naquela gaveta.

Isso é a base do que podemos chamar de pré-conceito. Ou seja, está se engavetando algo sem antes avaliar o que é este algo.

O objetivo de uma comunicação mais eficaz é procurar aumentar o tempo entre a ideia nova e posterior “engavetamento”/ “etiquetação”, pois é possível, em ambos os lados, abrir novos espaços, que podem ser novos/ novas:

engavetamento4

 

É isso, que dizes?

Slides sobre este tema podem ser vistos:

Leave a Reply

WhatsApp chat