Feed on
Posts
Comments

Leio as propostas do “socialismo do século XXI”, ver mais aqui.

economia-digital-2

A ideia básica é tentar fazer uma reavaliação dos problemas do comunismo do século passado e reinventar o modelo. É a proposta do movimento de esquerda na Venezuela, com muitos simpatizantes no Brasil. Não conseguirão.

Há um erro gigantesco de visão do que é a economia e a política e a sua relação com a demografia e as Tecnologias Cognitivas.

Vamos detalhar na seguinte máxima:

Quanto maior for a complexidade demográfica, mais sofisticado terá que ser o ambiente econômico e político, regulado e alterado profundamente nas mudanças das Tecnologias Cognitivas, que ajudam o cérebro a operar.

Não adianta saudosismos de tentar modelos antigos, clássicos, das tribos antigas, pois quanto mais gente tivermos no planeta, mais e mais precisaremos sofisticar os ambientes de produção, descentralizando o poder econômico e político.

Há uma complexidade que o aumento demográfico traz e isso vai gerando mais e mais crises, até que consigamos tecnologias que nos permitam lidar com elas.

Digital-Economy-Rankings

O ambiente econômico e político não trabalham no vazio, de forma natural, são tecno-ambientes políticos e econômicos, criados de forma artificial pelas possibilidades e impossibilidades que o Ambiente Cognitivo permite.

Uma campanha antes da televisão era algo, depois outra coisa, estou certo?

Antes de falarmos em cultura, existe um cérebro que usa um “capacete” (Tecnologias Cognitivas) para trabalhar que é moldado por ela.

Assim, temos o que podemos chamar de Conjuntura Demográfica e Conjuntura Cognitiva.

Todas as propostas políticas e econômicas, os modelos criados, as alternativas possíveis eram fruto da Conjuntura Demográfica e da Cognitiva passadas.

  • Quando mudamos a Conjuntura Demográfica, de 1 para 7 bilhões nos últimos 200 anos.
  • E criamos um novo “capacete” cognitivo que nos permite resolver problemas de uma nova forma, com a participação de mais gente nas decisões.

Temos uma nova sofisticação, uma quebra de barreiras, na maneira que podemos pensar as soluções econômicas e políticas.

A Tecno-ecologia mudou radicalmente e vais nos levar a mudar todo o resto!

livros3

O que eu quero dizer e vou repetir de uma nova maneira é:

Todas os modelos políticos e econômicos oficiais e alternativos criados pelo ser humano até aqui eram resultados da demografia e do Ambiente Cognitivo Analógicos que tínhamos. Como temos hoje um novo ferramental para podermos trabalhar, temos novas alternativas políticas e econômicos para reinventar o ambiente social.

Não, não é, assim, a política e a economia que governam de forma autônoma a história. Elas são reguladas e condicionadas pelo tamanho da população e pelas tecnologias cognitivas que nos fazem pensar, nos relacionar, trocar, comunicar, informar, articular, aprender, conhecer de forma diferente em função do que temos disponível. Acorda: o cérebro muda sem nos pedir licença!

As propostas tanto do socialismo do século XXI ou de manutenção do Capitalismo do jeito centralizado do que está hoje são resquícios do século passado, são visões conservadoras, anti progressistas.

Veja aqui um quadro possível para o futuro:

repu_digital

Ou seja, as propostas que temos “na mesa” refletem uma briga passada, de retrovisor, que já passou e não está mais colocada, pois tentavam o máximo dentro de escopo social que era limitada pelas tecnologias daquela época, mudando o cenário, temos um novo leque GIGANTESCO de oportunidades.

Ambos os movimentos, de reviver o socialismo, seja lá o adjetivo que queiram colocar, ou de manter o atual capitalismo concentrador, são anti-históricos, conservadores e vão ficar enterrados no século XX, talvez com sobrevidas até o meio do atual século.

O novo século e todos os que querem mudança terão que se engajar nas novas oportunidades que a nova Conjuntura Tecno-Demográfica permite.

Descentralizar o capital e as oportunidades, repensando o modelo político e econômico em bases completamente diferentes, tendo as Plataformas Digitais Colaborativas e a Colaboração de Massa, como o grande instrumento de aumentar a diversidade humana, a baixo custo!

usp-tablet

  • Se a economia e a política dos últimos 200 anos foram filhas do papel impresso e dos meios eletrônicos de massa;
  • A economia e a política dos próximos 200 anos serão filhas do mundo digital.

Vamos sair da escuridão, o tempo urge!

É isso, que dizes?

One Response to “As bases teóricas para a República Digital”

  1. […] Conjuntura cognitiva – ambiente cognitivo em que se está vivendo que define limites e possibilidades de criação e recriação da cultura, organizações, etc, usando de novo hoje, 30/06/14, pode ver aqui; […]

Leave a Reply

WhatsApp chat