Feed on
Posts
Comments

Toda filosofia e a teoria não servem para nada se não desaguarem em uma metodologia.

cast

  • Filosofias produzem teorias.
  • Teorias produzem metodologias.
  • Metodologias produzem (métodos de ação, tecnologias e capacitação de profissionais.)

Assim, as metodologias são, na prática, a validação das filosofias e das teorias que as formaram.

Metodologias encostam no chão.

cartas

É a prática das reflexões teóricas e filosóficas que vieram antes.

Se uma metodologia foi bem implantada e não está obtendo os resultados esperados, possivelmente há um erro na teoria ou na filosofia que a criaram!

Assim, quando uma dada metodologia está em decadência é uma oportunidade enorme para revisões filosóficas e teóricas.

Por isso, defendo que quando alguém defende uma nova metodologia, seja ela qual for, no fundo, é preciso apontar por que a nova metodologia surge no mundo? Qual o erro filosófico ou teórico que tinha a metodologia passada? E por que esta agora será mais eficaz do que a anterior?

tumblr_l6cotvxOOx1qbnvt1o1_400

O problema é que as metodologias estão embebidas com muito marketing, emoções, grife purpurina e pouca reflexão, teoria e consistência.

As pessoas defendem e implantam novas metodologias sem a preocupação de explicar por que elas surgiram, por que são melhor que as anteriores.

Rapidamente, já temos um sindicato de profissionais que defende aquela metodologia como a salvação da lavoura, um conjunto de matérias nos jornais, a maioria sugeridas pelos assessores de imprensa dos consultores interessados, defendendo o seu uso.

Metodologia hoje é muito mais um desfile de modas do que uma ferramenta científica, que tenha sido resultado de reflexões e estudo.

Topic1NotesImage1

Num cenário incremental e pouco inovador isso não era um grande problema, pois se todos caminham na mesma direção e usam as mesmas grifes metodológicas, a competição acaba sendo equilibrada.

Num cenário disruptivo, entretanto, que organizações veem seu mercado se extinguir, novos concorrentes, crises que podem significar o fechamento das portas, mais e mais teremos que procurar metodologias com consistência para que se possa manter vivo no mercado.

As metodologias atuais de baixa qualidade de remédio estão se tornando veneno.

Todo cuidado é pouco!

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat