Feed on
Posts
Comments

O modelo do Taxibeat é, a longo prazo, mais sustentável, pois cria uma auto-gestão da frota, criando uma auto-regulação, reduzindo o custo da Governança Digital, pois quem é o passageiro que passa a ser responsável por melhorar o ambiente.

Bom, às vezes fica difícil demonstrar como é o uso da nova Governança Digital.

Táxi

Vou trabalhar com três exemplos: uma cooperativa de táxi, que abre uma página no Facebook, o EasyTáxi e o TaxiBeat:

  • Uso  digital sem algoritmo – A cooperativa de táxi está usando o Facebook, mas da forma digital primitiva, pois não incorpora nenhum algoritmo para melhorar a sua performance e tomada de decisões;
  • Uso do algoritmo SEM repasse de poder ao usuário – O EasyTáxi já incorpora o algorítimo, pois facilita a aproximação entre o cliente e o taxista, permitindo que haja um encontro entre eles. Há um sistema de avaliação ao final, mas que é enviado para uma central, que é quem pode tomar medidas cabíveis contra possíveis taxistas, encarecendo a governança;
  • Uso do algoritmo COM repasse de poder de tomada de decisão ao usuário –  O Taxibeat também incorpora o algorítimo, pois facilita a aproximação entre o cliente e o taxista, permitindo que haja um encontro entre eles. Há um sistema de avaliação ao final, mas diferente do EasyTáxi  ele abre o critério de avaliação para o passageiro, tornando o sistema todo mais sustentável,. barateando a governança.

coop_taxi

O modelo do Taxibeat é, a longo prazo, mais sustentável, pois cria uma auto-gestão da frota, criando uma auto-regulação, reduzindo o custo da Governança Digital, pois quem é o passageiro que passa a ser responsável por melhorar o ambiente.

A cooperativa está usando o ambiente digital sem alterar em nenhum momento a Governança, pois não usa algoritmos.

E o EasyTáxi está, digamos, no meio do caminho, com um pé no novo modelo, pois usa parcialmente os algoritmos, mas não transfere poder aos usuários.

easy-taxi

E, por fim, o Taxibeat experimenta o que acredito ser a tendência futura, pois torna a governança digital mais barata, como fazem todos os serviços atuais, tal com o Mercado Livre, Estante Virtual, AirBNB.

Muitos devem se perguntar, incluindo o pessoal do Taxibeat, por que tendo o melhor modelo dentro da nova Governança não estão bombando.

Aprendi com minhas pesquisas que temos um fator importante nesse uso do algoritmo para uso da nova Governança Digital com repasse de poder aos usuários, que é o Fator Custo/benefício diante das avaliações digitais.

O critério de valor tempo/dinheiro/risco que o usuário dá para esse novo modelo. Isso vai depender da urgência, valores envolvidos e risco para a sua integridade. Quanto mais rápida for a urgência, menos investimento e menos risco, menos ele vai ligar para os critérios de avaliação de outros usuários e vice-versa.

2362.4258-TaxiBeat

Assim, um passageiro com pressa tende a pegar qualquer carro.

O Taxibeat vai fazer a diferença para o caso dos passageiros mais planejados que queiram escolher melhor a qualidade do serviço.

É o que acontece nos outros serviços em que o usuário tem esse poder, pois podem comprar ou fazer a reserva em um hotel com mais calma e, por isso, o valor que dão para a avaliação dos outros usuários cresce em escala.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat