Feed on
Posts
Comments

Acho que fica mais fácil entender este conceito, a partir do vídeo abaixo:

Note que a chegada dos lobos no parque é a chegada de uma Força Relevante de Mudança da Governança, pois, os lobos estão no topo da cadeia alimentar.

Quando chegam, eles alteram e modificam a Governança, que vinha sendo exercida pelos cervos. A mudança de todo um complexo sistema entra em mutação quando há uma mudança radical da governança, que é algo relevante para compreender a complexidade.

Para estrategistas, é fundamental perceber quando temos uma força capaz de mudar a governança.

70345_Papel-de-Parede-Lobo--70345_800x600

Os cervos tiveram que trabalhar com novos limites, pois os lobos passaram a exercer uma nova Governança, criando uma cascata trófica.

Ou seja, há uma mudança de Governança, pois uma força principal que chega interfere numa dada Governança.

Poderia haver outro tipo de mudança e até um germe infectando todos os animais, poderia influenciar o contexto, mas o que se trata aqui é quando vemos uma força que chega e que pode alterar a Governança que vem sendo exercida.

Defendo que a chegada de Tecnologias Cognitivas Reintermediadoras têm esse papel de Cascata Trófica, pois criam uma nova possibilidade de:

  • – Empoderar o cidadão/cliente;
  • – Estabelecer novos limites às organizações dominantes;
  • – Criar um novo modelo de tomada de decisões, criando uma nova forma de Governança mais dinâmica, que passará a ser a hegemônica na sociedade.

É isso, que dizes?

One Response to “Força Relevante de Mudança da Governança”

  1. […] Força Relevante para Mudança da Governança – determinada força que se inicia em dado ambiente e que tem o poder de mudar a Governança que vem sendo exercida (ver o verbete mais detalhado aqui); […]

Leave a Reply

WhatsApp chat