Feed on
Posts
Comments

Gostei muito do vídeo abaixo do prof. Luiz Alberto Oliveira.

O que ele tem de interessante:

  • – toca na questão da tecnologia e sua relação com a cultura;
  • – aponta a espécie humana como objeto de estudo;
  • – lembra os saltos demográficos como algo relevante;
  • – introduz também a questão da mutação.

Ele parte de Hanna Arendt e Paul Valéry que tocaram na relação tecnologia e cultura, de formas diferentes. A primeira no livro “Condição humana” e o segundo em poesia.

Há algumas questões a discutir.

  • Somos seres tecnológicos agora ou sempre fomos uma tecno-espécie?
  • E quais são as diferentes tecnologias e seus efeitos na sociedade?

Alberto Oliveira ainda não foi provocado pelas hipóteses, pelo menos não percebi no vídeo, pela Escola do Toronto, que aborda os efeitos das tecnologias cognitivas na sociedade.

Ele destaca, entretanto, algo que não está lá já tinha lido faz tempo em artigos antigos do Clay Shirky, que são os efeitos na espécie das pesquisas da biotecnologia e nossa capacidade de mudar os códigos genéticos da espécie, que ele considerava algo, em termos de consequência, ainda maior que a Internet.

Concordo.

Technology-guru-Clay-Shir-001

Tal perspectiva de mudar o humano e que nos cerca nos códigos genéticos nos leva a não ter mais uma base para dizer aquilo que somos e sempre seremos.

Partimos para algo mutante e indefinido.

Isso é um ponto de reflexão que ele resgata e acho interessante, ainda mais, mais para o final, o exemplo de como podemos alterar a espécie para viver em Marte, por exemplo.

Acredito, como ele, que vivemos hoje uma dupla crise, mas apontaria diferenças:

  • – de mutação real da espécie, que identifico como o grande pólo a expansão cognitiva, a partir das novas tecnologias que expandem nosso cérebro;
  • – e, por sua vez, fatos que não se encaixam mais no modelo filosófico-teórico-metodológico do passado, gerando uma crise paradigmática, na qual a relação humanidade-tecnologia tem que ser profundamente revista.

Uma revisão tão profunda e alteradora das ciências humanas tal como a teoria de Darwin sobre a evolução ou de Freud sobre o inconsciente.

O vídeo é interessante, recomendo.

Que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat