Feed on
Posts
Comments

Existem três instâncias que têm que procurar a harmonia para evitar as crises.

familia

Note que temos que trabalhar em um projeto humano, qualquer projeto com algumas instâncias de governança:

  • – governança econômica – como o valor gerado é compartilhado pelos membros;
  • – governança política – como os membros são escolhidos e retirados dos cargos de tomada de decisão;
  • – governança da comunicação – como os membros se comunicam entre si, através das suas redes cognitivas (informação, comunicação, relacionamento).

Note que os três aspectos devem ter harmonia.

governanca_instncias

Hoje, o atual modelo das organizações é feito com os três modelos fechados, porém há uma nova governança alternativa do lado de fora.

Notem que coloquei a comunicação como vértice embaixo, pois, a despeito da nossa tradicional análise, o que muda para valer o mundo é a governança da comunicação que arrasta todas as outras, como detalhei aqui.

Um pequeno grupo detém a governança política, econômica e de comunicação concentrando poder e recursos, criando percepções e tomando decisões.

(Isso gera crises, como comentei aqui.)

Quanto mais gente estiver do lado de fora e mais concentrado forem as percepções e decisões menor será a taxa de qualidade de ambas as ações.

Como vimos aqui, não é a governança que define a comunicação, mas é a comunicação que define a governança.

Ou seja, a sociedade é o que é conforme os canais de comunicação que as pessoas tenham disponíveis. Se os canais se abrem, a governança muda, não só a comunicação, mas a governança política e econômica.

Quando vivemos uma ruptura radical na governança da comunicação em boa parte da sociedade haverá um forte movimento para tornar a governança econômica e política compatível com o novo modelo!

É isso, que dizes?

Versão 1.0 – 29/11/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

2 Responses to “As três instâncias da governança”

Leave a Reply

WhatsApp chat