Feed on
Posts
Comments

Os “trolls” eram aqueles que conseguiam perturbar as discussões, lançando, para isso, argumentos estúpidos, sem o intuito de acrescentar algo realmente de valor (ver mais aqui).

3179729683_1_2_kEIvViPJ

  • Trollar é monologar onde se quer diálogo.
  • É só ter verdades e nunca dúvidas.
  • Trollar é ser dogmático na Internet.

Obviamente, que temos os trolladores presenciais também, mas vê-se claramente o quanto temos que avançar na incapacidade de conversa a distância, via digital

Eu que adoro discutir sobre o conteúdo das minhas ideias, senti necessidade agora de discutir a trollagem para que outros possam combatê-la e para pensar mais sobre o assunto.

Há dois tipos de trolladores:

  • Os eventuais – que aparecem de vez em quando;
  • Os efetivos – que resolvem te alugar todos os dias.

Os primeiros passam batido, mas os segundos estão ali. Como lidar com eles?

troll

  • Um trollador, isso é um fato concreto, não quer diálogo.
  • E é fácil separar um trollador de uma pessoa que conversa.
  • O trollador não lê o que você posta, não procura entender, ele quer opinar, como se a sua linha do tempo fosse a linha do tempo dele. É um sub-post autoral em um espaço que se espera comentário;
  • Um trollador, geralmente, não consegue muita gente para comentar na sua linha do tempo e, por causa disso, prefere escrever na linha do tempo dos outros, como se fosse a sua;
  • Ou seja, ele usa a sua linha do tempo, transformando-o num objeto de exposição indevida de ideias de alguém, que não tem vontade de conversar, mas de te usar para que ele possa aparecer onde talvez não tenha mérito.

Trollar, assim, é assumir a linha do tempo do outro como se fosse sua. Ou seja, não quer comentar o que você postou, mas usar a sua linha do tempo para uso próprio por incapacidade de ter comentadores na sua.

Um trollador adoraria um trollador na sua linha do tempo, mas algo acontece que ele tem que sair para atuar na dos outros.

Ou seja, o trollador sempre tem uma opinião sem nexo sobre algo que você escreveu sem entrar no seu con-texto. Se ele resolve comentar o que você pensa – que ninguém o obriga – parte-se do princípio que ele quer diálogo, que os dois avancem, mas é um uso indevido do seu canal como se fosse o dele.

O trollador quer apenas aparecer às suas custas, encostar e ficar ali tirando casca.

 

trollface

Ele é o único no mundo que consegue ver a realidade sem a miopia cognitiva que nos ataca. É alguém que já chega com a sua verdade, sempre querendo dar um ponto final em qualquer discussão. Um trollador é alguém que está carente de atenção.

Muitos dirão: ignore ou delete da sua lista de amigos.

  • A primeira opção depende sempre da intensidade da trollagem.
  • A segunda é uma alternativa, mas que é sempre meio radical, mas não descartada, conforme a paciência chega ao fim.

Tirar alguém do seu canal, falando-se de Facebook, note bem, não é tirar a pessoa do Facebook, apenas do acesso ao seu canal. Isso tem que ficar claro.

Assim, não é uma censura, pois a pessoa continua com o seu canal.

Mas é um aviso que está havendo um uso indevido do espaço que você concede a todos os seus amigos: poder dialogar na sua linha do tempo de forma produtiva.

images

De fato, essa falta de capacidade de dialogar de muitos me dá, em algumas circunstâncias, dependendo do dia, irritação e raiva, não ódio, pois ódio é um tipo de dogmatismo consolidado. Não odeio os trolladores, mas eles me irritam, pois é um abuso que não nos damos conta que atrapalha a conversa, ainda mais quando você usa a rede para aprofundar conhecimento como é o meu caso.

Irritação e raiva, pois são anos e anos vivendo, todos nós, em um mundo de baixa qualidade de autoridades que não nos deixavam ser e pensar diferente e, quando abrimos nossos canais, vemos que a pandemia autoritária se espalhou dentro da sociedade.

O trollador tem dentro dele uma autoridade encapsulada e não sabe.

Combatar a trollagem, de forma aberta, assumindo que é uma dificuldade de nosso tempo faz parte da procura do diálogo e uma alerta para quem não parou para pensar na sua trollagem possa fazê-lo.

Abrir o jogo, sempre acho, que é o primeiro passo.

É isso,

que dizes?

Versão 1.0 – 11/11/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat