Feed on
Posts
Comments

Desde que o ser humano é ser humano, ele é inovador. Não me venham agora com o papo que agora é a sociedade da inovação. Já vivemos o papo furado da sociedade  do conhecimento, da rede (que criaram os problemas gestão de conhecimento e gestão de redes), e agora vem mais essa (gestão da inovação). Para!

(Veja mais minhas críticas sobre isso aqui.)

81132732

Se não tivéssemos inovado, estaríamos nas cavernas, comendo capim.

O que temos hoje é sim uma mudança na maneira e no aumento do tempo da inovação que se encurtou, o que é bem diferente de fazer uma gestão da inovação eunuca, sem sal e sem conceito.

Costumeiramente, os projetos que desenvolvemos dentro de qualquer organização são projetos de inovação incrementais.

Qualquer projeto dentro de uma organização é, portanto,  inovador, pois é feito do jeito “a” e vai passar a ser feito do jeito “b”. Tirando possíveis maracutaias, os projetos sempre visam algo melhor do que está sendo feito.

Toda equipe de projeto de uma organização é uma equipe de inovação. Ponto final!

Ou seja, papo de inovação, para mim, é muito mais marketing do que científico.

Sempre fizemos inovação, sempre faremos e sempre vamos fazer.

O que temos que fazer agora é inovação mais rápida, diferente e de forma a mudar o foco de empresas mais conservadoras para mais modificadoras. E isso é basicamente uma mudança de GOVERNANÇA e não de gestão. Temos que pensar em uma Governança mais dinâmica, que pense que amanhã tudo pode ser diferente, mudando o método de tomada de decisões e produção da verdade!

Innovation Insights-resized-600

O que existe agora é uma necessidade de uma NOVA GOVERNANÇA:

  • – mais aberta, com mais diversidade e interação interna e externa;
  • – mais dinâmica, que seja constante e que passe a ser mais problematizada, menos engessada;
  • – e um bom pedaço desse esforço deve se dedicar a inovação radical, pois as organizações precisam se antecipar a possíveis guinadas do ambiente externo.

Quando me falam de gestão de inovação sinto um arrepio, pois é mais um pacotinho bem embalado para vender papo furado com baixo resultado, pois quer se modificar a gestão sem mudar a governança, o que já vimos o mesmo com a comunicação.

O que precisamos é de empresas mais dinâmicas, mais interativas, mais abertas para se relacionar com o ambiente externo que é mais mutante.

Se isso você chama gestão de inovação, ok, mas não perca esse foco e essas metas, que é um projeto estratégico de mudança da GOVERNANÇA, que se não acontecer não haverá o aumento do fluxo das mudanças.

Versão 1.1 – 30/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

One Response to “Gestão da inovação é puro marketing!”

Leave a Reply