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Podemos trabalhar e articular estes dois conceitos.

  • Governança da Espécie, como detalhei aqui, é o conjunto de ações sociais que temos para sobreviver enquanto espécie com mais ou menos qualidade. Trata-se do modelo hegemônico que abrange várias regiões em todo o mundo.
  • Redes de tomada de decisão são modelos que estruturamos, a partir das tecnologias cognitivas disponíveis, para que possamos tomar decisões, a partir de verdades produzidas, (detalhe mais o conceito aqui.)

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A governança da espécie é moldada pelas redes de tomada de decisão, que não são fixas, como tendíamos a achar.

  • Elas variam do ponto de vista incremental por mudanças sociais, políticas e econômicas.
  • E do ponto de vista radical por mudanças tecno-cognitivas.

Há um longo ciclo que marca a passagem de uma governança para outra e isso pode ser notado quando há uma ruptura nas tecnologias cognitivas que permite, pela ordem:

  • – a disponibilização de novos canais produtores de verdades para o cidadão;
  • – que oxigena a sociedade por novas verdades, novos problemas/sofrimentos;
  • – que acaba por exigir um novo ambiente de tomada de decisões.

Neste momento da passagem de uma governança para outra, há um movimento a procura de mais participação, pois as decisões, as verdades produzidas e os sofrimentos/problemas atacados passam a ser de baixa qualidade, pois não representam mais o conjunto maior da população.

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O movimento de mudança de uma governança para outra, que se dá através de uma Revolução Cognitiva que podemos resumir, por enquanto em:

  • – o aumento de produtores da verdade na sociedade;
  • – que visam aumentar a qualidade das verdades produzidas;
  • – e, por sua vez, promover a melhoria da qualidade de decisões, tanto de forma qualitativa (nos sofrimentos e problemas que serão escolhidos e a forma como serão minimizados) quanto de quantidade, (de quem e quantos tomam as decisões).

É isso.

Que dizes?

Versão 1.0 – 08/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

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