Feed on
Posts
Comments

Versão 1.0 – 23/09/2013

Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

8558540-catena-di-carta-figure-uomo-d-39-affari-salire-scala-del-successo-e-ottenere-la-promozione-dell-39-o

Vimos que uma Revolução Cognitiva se caracteriza pela massificação de uma nova tecnologia cognitiva, que barateia o custo de circulação de ideias, permitindo a abertura de novos canais de informação, criando novos círculos de influência. Desta forma, oxigenando mais a sociedade com novas ideias.

No momento de contração cognitiva, vimos isso aqui no pêndulo, as organizações se fecham e criam uma baixa meritocracia, ou uma auto-meritocracia, que os critérios são de conservação, de manutenção das autoridades vigentes e se fecham para novas ideias.

Temos uma baixa inovação.

A chegada de novos canais de informação cria novos círculos de influência na sociedade, oxigenando de ideias, criando uma nova meritocracia, pois o critério de escolha dos novos representantes passa a ser feito por muito mais gente.

Problemas e sofrimentos que estavam ocultos no antigo círculo de influência monoteísta começam a vir à tona.

DDE_salto_IrmaCascao_610

Podemos chamar esse processo de uma nova meritocracia digital politeísta.

Abre-se, assim, um novo círculo e novas verdades passam a ser produzidos,  criando um movimento que podemos chamar também de explosão de anti-narrativas.

Para que se possa produzir essa meritocracia é preciso conhecer e aprender mais sobre o que vou chamar de rastros meritocráticos.

Leave a Reply

WhatsApp chat