Versão 1.0 – 23/09/2013
Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto lÃquido, sujeito à s alterações, a partir da interação.
Vimos que uma Revolução Cognitiva se caracteriza pela massificação de uma nova tecnologia cognitiva, que barateia o custo de circulação de ideias, permitindo a abertura de novos canais de informação, criando novos cÃrculos de influência. Desta forma, oxigenando mais a sociedade com novas ideias.
No momento de contração cognitiva, vimos isso aqui no pêndulo, as organizações se fecham e criam uma baixa meritocracia, ou uma auto-meritocracia, que os critérios são de conservação, de manutenção das autoridades vigentes e se fecham para novas ideias.
Temos uma baixa inovação.
A chegada de novos canais de informação cria novos cÃrculos de influência na sociedade, oxigenando de ideias, criando uma nova meritocracia, pois o critério de escolha dos novos representantes passa a ser feito por muito mais gente.
Problemas e sofrimentos que estavam ocultos no antigo cÃrculo de influência monoteÃsta começam a vir à tona.
Podemos chamar esse processo de uma nova meritocracia digital politeÃsta.
Abre-se, assim, um novo cÃrculo e novas verdades passam a ser produzidos,  criando um movimento que podemos chamar também de explosão de anti-narrativas.
Para que se possa produzir essa meritocracia é preciso conhecer e aprender mais sobre o que vou chamar de rastros meritocráticos.