Feed on
Posts
Comments

Versão 1.0 – 02/09/13

Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

Estou vendo o seguinte vídeo no canal da USP no Youtube:

Estou ouvindo enquanto caminho na Lagoa o MP3 (que baixei direto do Youtube, através de um programa de conversão no celular) professor da USP Franklin Leopoldo e Silva, discutindo a questão da modernidade. Este vídeo acima é o de número 5, no qual apresenta a contradição do capitalismo em que precisa ter algumas bases fixas, mas que precisa permitir a inovação constante.

Ele parte do manifesto comunista de Marx e Engels, no qual a classe burguesa é apresentada como a mais revolucionária da história, mas que para se manter dominante precisa se reinventar.

É interessante, pois ao falar dos últimos 200 anos podemos dizer que tivemos como forças motoras principais da história:

  • – o surgimento da democracia, a partir da revolução francesa;
  • – que dá a base para o capitalismo muito mais dinâmico que os modelos econômicos anteriores;
  • – que, por seu dinamismo, necessidade, possibilidade cria o salto demográfico de 1 para 7 bilhões neste período;
  • E, na sequência, os meios de comunicação de massa que consolidam o modelo.

download (21)

Assim, podemos dizer que a base para a expansão capitalista foi por um lado permitir uma dada liberdade, mas que foi, aos poucos, limitada pela concentração das ideias. Ou seja, a liberdade esbarrou nas paredes das tecnologias cognitivas vigentes.

O capitalismo que temos hoje foi estruturado por uma alta taxa de controle das ideias, que permitia um tipo de inovação controlada. Há inovação, porém dentro de um determinado parâmetro.

O fator principal que nos traz para uma forte crise de todo o modelo do século XXI é o aumento progressivo da população que só foi viabilizado pela inovação permitida pelo sistema atual.

Digamos que fomos até onde se pode com o seguinte modelo:

  • – concentração das ideias;
  • – complexidade demográfica.

capitalismo

O surgimento da Internet e principalmente a sua adesão massiva pela sociedade é uma válvula de escape sistêmica à procura da macro-solução para a crise.

Vou desenvolver mais este assunto neste ebook sobre o capitalismo digital.

Leave a Reply

WhatsApp chat