Feed on
Posts
Comments

Versão 1.0 – 07/07/13

images (38)

 

 

“Não importa o vasto conhecimento do mundo, mas come ele pode ajudar a ser mais eficaz no teu problema significativo”.

No post passado, vimos que precisamos procurar um projeto de vida mais significativa e acho que isso é fundamental para que você tenha um consumo de informação melhor.

Note que para saber se estamos consumindo informação de forma adequada precisamos de alguns parâmetros:

  • – por que e para que eu consumo do ponto de vista existencial e filosófico?
  • – como posso avaliar a qualidade do que consumo, a partir de algo mais significativo?

Obviamente, você pode ter uma vida profissional e avaliar se o que você está consumindo está ajudando a sua carreira e se você está ganhando mais com isso. É uma abordagem, mas eu prefiro escolher outra.

O parâmetro que eu prefiro é quando você alia profissão e vida significativa e escolhe um problema relevante que reduza sofrimento humano e isso seja sustentável ao ponto de você conseguir sobreviver de forma adequada sem depender de ninguém.

Feito isso, podemos avaliar como determinada peça ou fonte de informação ajuda a pensar e melhorar a minha capacidade de resolver o meu problema relevante.

gota_de_agua2

Assim, eu tenho coisas fundamentais para balizar e colocar uma cerca divisória naquilo que eu preciso consumir de informação:

  • a – ajuda a entender o meu problema relevante?
  • b- ajuda a ter uma melhor prática do meu problema relevante?

Note que não é necessário saber tudo, nem entender tudo, nem ser o especialistas de tudo, basta apenas se informar/conhecer para que possa ver e trabalhar melhor o problema relevante que você escolheu para minimizar sofrimento.

E a medição final sempre será: você está conseguindo reduzir o sofrimento do seu cliente/público preferencial?

As pessoas se perdem muito em estabelecer um limite até onde devem conhecer, pois ficam se comparando com outras pessoas, muitas delas que se dedicam profundamente a um dado assunto, mas não necessariamente está envolvido em um problema relevante.

São o que podemos chamar de “enciclopédias ambulantes” sabem muito sobre algo, mas não conseguem ajudar a mudar muita coisa no mundo. São falsas-autoridades que usam o conhecimento que têm não para reduzir o sofrimento dos outros e aprender com a vida, mas usá-lo como uma “arma” para manter seu posto de autoridade. Rejeite-as sem perdão.

O projeto significativo foge desse saber, a meu ver autoritário e ineficaz, para colocar a informação e o conhecimento a serviço da redução de sofrimento, que passa a ser um parâmetro ético e palpável para medir o quanto devemos nos aprofundar em cada tema.

O objetivo, por fim, é melhorar a nossa capacidade de pensar e atuar e isso pode ser medido na sua prática do dia-a-dia, a partir dos resultados que você pode aferir com seu cliente/público alvo. É isso que importa e nada mais. Você ter a satisfação de estar atendendo cada vez melhor aqueles que escolheu reduzir o sofrimento. Essa é a medida de um consumo de informação significativo!!!

Ou seja, a referência não é nenhuma autoridade que sabe tudo e quer que você a respeite pela quantidade de informação, mas a capacidade de cada um em se envolver em um dado problema relevante e se colocar como um eterno aprendiz para a cada passo aprender mais e mais, de forma eficaz, a minimizar um dado problema e o retorno que o seu cliente/público tem do seu trabalho.

O resto é fumaça e artificialidade.

Que dizes?

 

One Response to “Um consumo de informação mais significativo”

Leave a Reply

WhatsApp chat