Feed on
Posts
Comments

O que tuittei:

Acabam de roubar um modem na minha mala (estava aberta) vindo de Brasília/Rio, na @voegoloficial. Quem se responsabiliza?

E o que tive de resposta:

@cnepomuceno Bom dia, Carlos! Por favor, acesse o link e veja como proceder com a sua bagagem: http://bit.ly/dicasbag

Vejam o que diz esta página:

• Procure não transportar objetos frágeis e perecíveis na sua bagagem.

• Identifique a sua bagagem interna e externamente por meio de etiquetas com seu nome e endereço.

• Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou que desconheça o seu conteúdo.

• Enquanto permanecer no terminal de clientes, mantenha a bagagem sob sua guarda e vigilância.

• Procure consultar a empresa previamente se desejar embarcar artigos frágeis ou perecíveis, e animais. Caso tenha dúvidas sobre quaisquer tipos de materiais, por favor, entre em contato com nosso Central de Relacionamento com o Cliente (CRC): 0800-704-0465.

Nada sobre levar eletrônicos na mala.

Vejam mensagens que mandei para o Fabio Lobo Costa

Mensagem 1:

Fábio, não sei se está lembrado de mim, mas gostaria de relatar o seguinte fato:

Vôo: 1581
24/11/2010
Brasília – Rio
9:05

Gostaria de informar que ao chegar no Rio, em casa, minha mala que tem uma proteção de plástico por fora, estava aberta por dentro. Ao abrir constatei, que haviam me roubado um modem wi-fi, durante o vôo.

A mala estava com o lacre fornecido pela Companhia, o lacre estava colocado, intacto, abriram, colocaram um novo lacre.

Gostaria de saber qual é o procedimento nestes casos?

Grato,

Carlos Nepomuceno.

Mensagem 2:


Fábio, para seu conhecimento…

Ao embarcar, a menina do balcão me perguntou se tinha algum aparelho eletrônico, eu disse que sim, um modem, ela me perguntou se estava bem embalado, disse que sim.
Liguei agora para o 0800 de vocês e a Simone me informou que a Cia não pode ressarcir esse tipo de aparelho, dizendo que existia informações sobre não levar aparelhos desse tipo na mala.
Que eu não deveria ter levado o aparelho na mala, o que não foi dito no balcão.
Não li estes cartazes.
Veja o que diz o site da empresa:

• Procure não transportar objetos frágeis e perecíveis na sua bagagem.

• Identifique a sua bagagem interna e externamente por meio de etiquetas com seu nome e endereço.

• Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou que desconheça o seu conteúdo.

• Enquanto permanecer no terminal de clientes, mantenha a bagagem sob sua guarda e vigilância.

• Procure consultar a empresa previamente se desejar embarcar artigos frágeis ou perecíveis, e animais. Caso tenha dúvidas sobre quaisquer tipos de materiais, por favor, entre em contato com nosso Central de Relacionamento com o Cliente (CRC): 0800-704-0465.

Não fui instruído pela moça do balcão que era por conta e risco colocar na mala o modem.
Abri o protocolo 15338614
Segundo Simone apenas para constar…o modem dançou, confiei na Gol e não deveria
Protocolei denúncia na Infraero e Anac.
Infraero:
Relato de Ouvidoria enviado com sucesso!
Protocolo do Relato: RQUP0HZS
Anac:

Número da Manifestação: 46498 – 2010
Prezado(a) Senhor(a) Carlos Nepomuceno,Informamos que a sua manifestação foi recebida e será analisada pela Agência Nacional de Aviação Civil. O acompanhamento poderá ser realizado no endereço eletrônico www.anac.gov.br. Para tanto, tenha em mãos o seu CPF e a senha pessoal criada no ato do registro de sua manifestação.
Atenciosamente,
Gerência Técnica de Relacionamento com Usuários
Agência Nacional de Aviação Civil

Fábio, para seu conhecimento…
Ao embarcar, a menina do balcão me perguntou se tinha algum aparelho eletrônico, eu disse que sim, um modem, ela me perguntou se estava bem embalado, disse que sim.
Liguei agora para o 0800 de vocês e a Simone me informou que a Cia não pode ressarcir esse tipo de aparelho, dizendo que existia informações sobre não levar aparelhos desse tipo na mala.
Que eu não deveria ter levado o aparelho na mala, o que não foi dito no balcão.
Não li estes cartazes.
Veja o que diz o site da empresa:
.:: GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES :: / Informações Úteis / Bagagem / Recomendações
• Procure não transportar objetos frágeis e perecíveis na sua bagagem.
• Identifique a sua bagagem interna e externamente por meio de etiquetas com seu nome e endereço.
• Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou que desconheça o seu conteúdo.
• Enquanto permanecer no terminal de clientes, mantenha a bagagem sob sua guarda e vigilância.
• Procure consultar a empresa previamente se desejar embarcar artigos frágeis ou perecíveis, e animais. Caso tenha dúvidas sobre quaisquer tipos de materiais, por favor, entre em contato com nosso Central de Relacionamento com o Cliente (CRC): 0800-704-0465.
Não fui instruído pela moça do balcão que era por conta e risco colocar na mala o modem.
Abri o protocolo 15338614
Segundo Simone apenas para constar…o modem dançou, confiei na Gol e não deveria

8 Responses to “Modem some da mala em vôo da Gol”

  1. Carlos Nepomuceno disse:

    Pensando sobre:

    A Gol poderia ter dito na ligação, recebemos a denúncia e vamos apurar para evitar que aconteça com outros passageiros, mas infelizmente, não podemos fazer nada.

    O que eles dizem no call center é que a Cia avisa, mas o que não é verdade na página.

    Falta ajuste claro nisso.

  2. Carlos Nepomuceno disse:

    Bom, o pessoal me ligou, Leila, protocolo, 15338614 para me informar que no site da empresa:
    http://www.voegol.com.br/InformacoesUteis/Bagagem/Paginas/BagagemMao.aspx
    existe uma recomendação no item bagagem de mão para levar ali os pertences eletrônicos. De fato, não é o link que o pessoal do Twitter da própria Gol me mandou.

    Mas lendo com calma, e disse isso pra ela, no fone, que no item bagagem despachada, que foi o caso, não há nada disso:
    http://www.voegol.com.br/InformacoesUteis/Bagagem/Paginas/BagagemDespachada.aspx

    Ainda argumentei:

    – a moça do checkin perguntou se tinha aparelho eletrônico, disse que sim, mas não me recomendou tirar;

    – ela me ofereceu um lacre, já vi que o lacre da Cia Aérea todo mundo tem, deveriam também informar que o lacre não vale de nada;

    O objetivo das ligação da Leila, do Twitter, era apenas me dizer que no site, em um lugar lá, havia uma indicação para não levar eletrônicos na mala, o que eu senti falta, logo de cara:

    a) senhor, lamentamos tremendamente o ocorrido, gostaríamos de colher o máximo de informação para fazer uma auditoria para evitar que outros passageiros sofram o mesmo;

    b) sim, acreditamos que devemos reforçar com nossos atendentes do check-in de que é preciso evitar levar aparelhos eletrônicos, como também, vamos alterar nosso site para reforçar esse aviso na bagagem despachada;

    c) vamos alertar o pessoal da Infraero de que houve este roubo;

    d) vamos alterar o lacre da cia para ser exclusivo e evitar que possam tê-lo (notem que o lacre foi quebrado e colocado outro);

    e) vamos circular na nossa revista – que é só de propaganda – de que estão havendo roubos nos aeroportos brasileiros e todos os cuidados que devem haver;

    f) além disso, vamos fazer um cadeado especial para distribuir para os clientes com o logotipo da gol para que eles sintam que a Cia está os protegendo.

    f) não, não vamos mais ligar para quem reclama no Twitter para defender a Cia e dizer que ele não devia ter despachado sua mala na CIa com um modem dentro….vamos ligar para mostrar solidariedade, pedir desculpas e atualizar o cliente com todas as medidas tomadas….

    g) Apesar de não podermos restituir do seu modem, gostaríamos de aumentar tantas milhas em seu plano, ou algo do gênero….

    Mas acho que teria que ser outra Cia e não a Gol para fazer isso…

  3. É a melhoria do Cocô, como diz o waldez ludwig. Isso é o que acontece com a maioria das pessoas meu caro. Conclusão: vc (Nepomuceno), um grande pensador, agente de mudança como poucos neste país, que faz as pessoas refletirem sobre o seu papel na sociedade digital (e real), o que vc é neste país? RESPOSTA: P(…) NENHUMA. Vc entendeu isso cidadão Nepô(zinho). Se vc quiser te mando um documento que fiz questão de registrar (quem sabe um dia de AI, onde uma fada possa encontrar), que quase deu caso de polícia e só não acontece u isso por que no decoorrer dos fatos eu percebi que estava tentando exigir meus direitos de cidadão, mas que todos os atores (exceto eu, claqro) eram bandidos da maior marca. Atores: eu (mocinho vítima), CLARO (bandido 1), ANATEL (bandido 2), PROCON (bandido 3) e a empresa representante (bandido 4) dos modems da Claro. Mas eu te pergunto Nepô: O que vc acha dos casos de polícia (bandido5) e traficantes (bandido 6) aí no Rio de Janeiro? É caso de bandido 6 contra polícia ou caso de bandido 6 contra bandido 5? Se vc tentar dizer pra mim que: Não joão a polícia tenta fazer isso ou aquilo e coisa e tal…então amigo vc está sendo ingênuo. Neste momento (06 hrs) estou vendo o jornal em mais uma matéria sobre a ação dos bandidos no Rio sobre as queimas de veículos que acontecem há mais de três dias, e o Governador pede calma pra população. O secretário de segurança ontem disse que isso é resultado da ação da polícia, que os bandidos estão desesperados. ME ENGANA QUE EU GOSTO. Quando o Governo Federal resolveu fazer um rateio com os royallties do Pré-Sal o Governador do Rio de Janeiro foi na imprensa dizer que: O que vai ser do Rio de Janeiro? Se o Governo Federal mantiver o rateio do pré-sal o Rio de Janeiro vai quebrar, como vai ser a educação? Como vai ser a saúde? Então eu pergunto: Não está quebrada a educação? Não está quebrada a saúde? Onde foi colocado o dinheiro que manteve incólomes da falência a saúde, a educação etc?…falei e disse…o que dizes?

  4. José Paulo disse:

    Oi, Nepô.

    Lamentável. Vivemos num país de irresponsáveis e inimputáveis, afinal ninguém se responsabiliza por nada e ninguém que cometa um crime contra o cidadão é fato punido.

    As agências controladoras são meros arremedos, como pude comprovar em recente caso contra a Anatel, que mais parece interessada em defender as telefônicas do que punir seus infindáveis crimes (no meu caso um flagrante desrespeito à Lei do Idoso).

    Este país, quando não me envergonha, me enoja profundamente.

    Abraço solidário,

  5. Rafael Paes disse:

    Eu viajo constantemente a trabalho e sei bem como as malas são mal-tratadas. O pior nessa sua história é que estão se apoiando que você não deveria levar algo eletrônico… mas perae? Que fosse uma meia, a sua mala foi aberta e roubaram algo dela, ae vem a empresa (aliás, vindo da Gol essas coisas nem me surpreendem) e diz que não tem nada a ver com isso? Repor o item roubada seria o mínimo que a compania deveria fazer.

    • Carlos Nepomuceno disse:

      Rafael, a Gol me ofereceu duas passagens como um gesto de cortesia, aceitei,
      desde que isso não signifique acharem que não vou mais questioná-los, acharam
      ótimo, ofereci fazer palestra de graça lá para uma reflexão sobre redes sociais, estamos
      negociando, vamos ver, grato pela solidariedade e visita…

Leave a Reply