Feed on
Posts
Comments

O Juliano Sayer postou sobre o evento MobileCamp.

 

8 minutos dá?

8 minutos dá?

 

 

Numa avaliação geral do evento ele defende que:

a) Entrada livre – não condicionar a participação a convite. Dá muito trabalho e não garante volume de participação. Tendo mais infra-estrutura, talvez o melhor caminho seja cobrar para fazer a inscrição, o que valoriza o evento, e distribuir convites para pessoas-chave.

Eu sugeriria envolver blogueiros, antes durante e depois.

b) Sem intervalo – Manteria a prática de realizar o evento de uma vez, com duração de quatro a cinco horas, oferecendo um lanche rápido para não haver dispersão.

Achei ótima esta prática, já tinha imaginado quebrar os coffe-breaks, que acabam
dispersando, cada um tem o seu tempo para dar fominha, ir ao banheiro, enquanto tudo rola.  Se o espaço é interativo dentro, não há necessidade da interação fora.

c) Mini-palestras – Isso também funcionou. A desconferência, se é que dá para chamar assim, aconteceu do lado de fora, com os palestrantes atraindo para si grupos de pessoas interessadas nos temas das palestras.

Funciona para cases. Para reflexões maiores, tenho minhas dúvidas. O exemplo da palestra do Luli na Descolagem de quase uma hora foi algo assim.

d) Diversidade – Manteria a proposta de trazer pessoas de áreas diferentes para o evento não ficar monótono e também manteria a sequência intercalando temas.

Com certeza.

Meu comentário para ele, por e-mail:

Juliano,

achei a idéia das palestras rápidas bem interessantes, mas como palestrante fico na dúvida se é possível passar um conceito tão rápido. Se vou apresentar um case, vale, mas se é algo maior como a idéia de algo, não sei…. Acho que para fatos concretos, isso é show, para reflexão… Talvez intercalar uma coisa e outra. Fiquei curioso o que você chama de desconferência, seria legal definirmos melhor o termo. Vi uma atividade de grupo na Petrobras de troca de mesas constantes, que pode ser uma desconferência, pois todos estão confabulando. Sou um explorador de encontros 2.0 e as suas idéias já somaram. Vou postar um link do seu post no meu blog e meus comentários. abraços, Nepomuceno

4 Responses to “Palestras de 8 minutos?”

  1. Luiz Ramos disse:

    Carlos,
    Essas palestras estão trazendo o formato que eu tenho pensado para encontros multidisciplinares.
    Muito bom. Espero poder participar de próximos eventos como esse.
    E realizar muitos, interagindo web, meio ambiente, e outros ramos de atividades . Há campo para tais atividades.
    Abraços
    Luiz Ramos

  2. cnepomuceno disse:

    Luiz,

    com certeza, é um evento 2.0 que serve para qualquer área.

    abraços,

    Nepomuceno.

  3. juliano disse:

    caro nepomuceno, como vai? a questão é que esperávamos, com as mini-palestras, apenas esquentar os participantes para a desconferencia que aconteceria na segunda parte do evento. a desconferencia acabou acontecendo paralelamente. e importante: neste caso, não existia muita distância entre participantes e palestrantes, a maioria dos presentes poderia ter palestrado. nessa situação, em que todos têm a contribuir, a palestra curta apenas lança temas para conversas na sequencia. abraçao e obrigado pelos comentários

  4. cnepomuceno disse:

    Juliano,

    foi bem interessante a idéia.

    Se vai haver uma “desconferência” ainda não sei exatamente o que seria, com a participação ativa dos
    participantes, que vai aprofundar a discussão com os outros, tanto melhor.

    Mas volto a dizer que o modelo se aplica para algumas coisas e menos para outras.

    Quando se apresenta cases, me parece que é um tempo ótimo para evitar perda de tempo;

    Quando se apresenta conceitos, aí a coisa complica um pouco.

    Como tudo na vida, não há uma regra, mas idéias que vão sendo trabalhadas com sabedoria para que possam ser cada vez melhor utilizadas.

    abraços,
    grato pelo retorno
    Nepomuceno.

Leave a Reply

WhatsApp chat