Feed on
Posts
Comments

Para compreender as mudanças atuais, é preciso fazer uma revisão na relação ser humano-tecnologia, pois estamos vivendo mudanças radicais por causa de alterações em tecnologias estruturantes da espécie: as de como nos relacionamos entre nós, a saber, comunicação, informação, trocas, aprendizado.

robo_japao2_300_1

Entender o mundo de hoje exige uma revisão na relação humana com as tecnologias.

O senso comum trata o ser humano como um animal que usa a tecnologia como algo opcional e periférico.

O grande salto filosófico a ser feito é nos vermos como uma espécie tecnológica, a única no planeta.

Somos uma tecno-espécie.

Isso é o início de todo o processo de revisão necessária para compreender as mudanças atuais, pois estamos vivendo mudanças radicais por causa de alterações em tecnologias estruturantes da espécie: as de como nos relacionamos entre nós, a saber, comunicação, informação, trocas, aprendizado.

Enquanto tecno-espécie temos que entender que as tecnologias não são algo fora da espécie, mas próteses que fazem parte da espécie, com a qual nos relacionamos e estabelecem algo fundamental.

A relação entre possibilidade e necessidade, que define os limites da civilização.

É o que falarei neste outro post.

 

One Response to “A tecno-espécie”

  1. […] (Só vamos entender essa premissa se encararmos de frente a concepção da filosofia tecno-cognitiva que prevê que não somos uma espécie natural, mas uma espécie artificial que só pode ser entendida dentro de um ambiente tecnológico, uma tecno-espécie, como detalhei aqui.) […]

Leave a Reply

WhatsApp chat