Feed on
Posts
Comments

Dando continuidade a revisão sobre a integração de quatro estudos que são feitos em separado: redes cognitivas, conhecimento, informação e comunicação, vou chegar a um termo novo e integrador: gestão da percepção!

Citacao-Albert-Einstein

Diria que não importa o banco de dados, o treinamento, as tecnologias que são usadas se o foco não for melhorar a qualidade da percepção de quem os usa e as decisões que são tomadas a partir delas.

Todo o aparato de construção das percepções visa que haja uma melhora na miopia cognitiva crônica e que as decisões sejam tomadas de forma a estar mais próximas dos fatos da vida.

Quando separamos estes quatro elementos e atuamos de forma em separada perdemos o foco no principal:

Redes, comunicação, conhecimento e informação fazem parte da criação de um ambiente integrado que visa melhorar a percepção de quem os usa para que tome decisões de melhor qualidade.

Pronto.

Contem 1 e 2

A medição, assim, não é a percepção em si, pois é enganosa.

É uma dialética entre percepção-decisão tomada.

Eu posso afirmar que estou convencido que devo fazer dieta para emagrecer, baseado nas informações recebidas, mas, na prática, só vou confirmar que essa percepção passaram a ser incorporada na minha vida, quando, de fato, começar a dieta.

Hoje profissionais de rede, de conhecimento, informação e comunicação se esforçam para criar o aparato e não para melhorar a qualidade da percepção e da tomada de decisões de quem os usa.

Ficam profissionais capengas, que atuam apenas em uma parte do problema, vão se especializando e não conseguem ter medições adequadas e úteis para a sociedade.

percepção1

 

Imagino que a gestão da percepção nos leva na academia a um esforço coletivo para desenvolver teorias integradas e nas organizações a ter esforços sinergéticos e não os que temos visto hoje em que há diversos projetos em paralelo, com baixa eficácia.

A gestão da percepção, enfim, é uma metodologia, que visa ajudar a resolver o problema de melhor tomada de decisões. Todo o aparato deve ter esse propósito que é algo simples.

É isso,

que dizes?

Versão 1.0 – 15/11/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

Leave a Reply

WhatsApp chat