O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://encurtador.com.br/abkN8
Os Mapas Mentais do Artigo:
Síntese do Artigo:
Resumo feito pelo Tio Bard:
A segunda encruzilhada existencial é o momento de escolher uma carreira que nos permita desenvolver nossas vocações. Para isso, precisamos identificar nossos personal potenciais, que são características que herdamos e precisamos, com o tempo, ir conhecendo e desenvolvendo. Uma forma de identificar nossos personal potenciais é prestar atenção aos nossos cachorrinhos internos, ou seja, às nossas emoções, que nos dão sinais sobre o que gostamos e não gostamos. Outra forma é identificar atividades que nos deixam em estado de fluxo. Quando escolhemos uma carreira que valoriza nossos personal potenciais, estamos dando um passo importante na direção de uma vida plena e feliz.
Frases de Divulgação do Artigo:
- A vida é uma estrada e não uma estação.
- Sua mente tem que ser como um churrasqueiro de excelência, só aceitar “fazer churrasco” com “carne de primeira” – ocupar a sua mente com desafios relevantes para você e para a sociedade, que te motivem.
- Se quiser imitar alguém, escolha uma pessoa que tenha o Potencial Inovador parecido com o seu!
- Quando você faz as escolhas erradas dos seus potenciais inovadores, mais adiante você não estará nem tranquilo, nem motivado e nem criativo e precisará pegar o “retorno da estrada”.
- Quando a escolha dos potenciais inovadores está equivocada, você gastará um tempo enorme colocando a sua “escada” no muro “errado”.
- O que é considerado pelas pessoas como algo importante, tal como assumir uma gerência, é vista como uma promoção, como status, mas isso te fará mais feliz?
- De maneira geral, temos uma visão profissional mais exógena (mais para agradar os outros) do que endógena (de agradar a nós mesmos).
- Porém, você tem que começar de algum lugar, nos potenciais inovadores, que hoje você tem mais certeza e irá melhorar cada vez mais essa percepção.
- Sim, existem novos potenciais que, ao longo da estrada inovadora, vão aparecer num processo continuado de descoberta.
- Você não determina quais são seus potenciais, pois eles são características que você herdou e precisa, com o tempo, progressivamente, ir conhecendo-os e os colocando para “rodar”.
- Você não manda no seu Eu Inovador, apenas se relaciona com ele para que, num processo de ganha-ganha, ele gere energias positivas para você aumentar a sua Taxa de Felicidade.
- Nossos cachorrinhos internos são nossos “Eus Criativos e Inovadores”, que gostam e “balançam o rabo” ou não gostam e “mordem nossas pernas” das coisas que estamos fazendo nas nossas vidas.
- Tudo começa na Segunda Encruzilhada, entretanto, com a escolha principal (qual é a minha estrada, meu foco principal?) para, só então, decidir (como abri-la e como colocar o asfalto nela).
- O ideal na vida de um inovador é conseguir profissionalmente desenvolver a sua vocação.
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“Trabalhe com o que você ama e não precisará mais trabalhar na vida.” – Confúcio.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Resumo feito pelo Tio Bard, baseado em texto que escrevi no nosso novo e-book “Felicidade Inovadora – como ser mais feliz inovando?“:
A segunda encruzilhada existencial é um momento importante na vida, quando precisamos escolher uma carreira que nos permita desenvolver nossas vocações e nos sentirmos realizados.
Para fazer essa escolha, é importante identificar nossos personal potenciais, que são características que herdamos e precisamos, com o tempo, ir conhecendo e desenvolvendo.
Uma forma de identificar nossos personal potenciais é prestar atenção aos nossos cachorrinhos internos, ou seja, às nossas emoções, que nos dão sinais sobre o que gostamos e não gostamos.
Outra forma é identificar atividades que nos deixam em estado de fluxo, um estado mental de imersão total em uma atividade, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade.
Quando escolhemos uma carreira que valoriza nossos personal potenciais, estamos dando um passo importante na direção de uma vida plena e feliz.
Exemplos:
Dr. House: Um médico que é um excelente diagnosticador de casos complexos, mas não gosta de gerenciar.
Você: Pense em atividades que você adora fazer e que te fazem sentir realizado.
Conclusão:
A segunda encruzilhada existencial é um momento de autoconhecimento e reflexão. Ao identificar seus personal potenciais e escolher uma carreira que os valorize, você estará dando um passo importante na direção de uma vida plena e feliz.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Comecei esta semana uma avaliação para definir os nosso grupos dos Bimodais Exógenos (aquelas que pessoas que recebem material da escola, mas não estão dentro dela).
Criei um formulário para entender como você está aproveitando o que produzo todos os dias, que pode ser acessado e respondido aqui: https://encurtador.com.br/egiLQ
Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:
a) entrar para a escola neste final de ano, pagando apenas R$ 200,00, ficando até o final do ano. Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação em duas lives, basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com
b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para manter o nosso projeto vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte cnepomu@gmail.com
Agradeço o preenchimento do formulário, o retorno a esta mensagem, a adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.
Forte abraço,
Nepô.
Pessoal, com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon:
https://a.co/d/3r3rGJ0