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Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal210222

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#Alan-Pakes-e-amigos  conhecendo a forma de pensar destes autores.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

 

As frases criadas para divulgação do artigo:

  1. O adjetivo mais adequado para uma crença que atrapalha não é limitante, mas tóxica.
  2. O empreendedorismo, antes da Internet, era parecido com o divórcio: ninguém queria entrar nessa confusão.
  3. Todas as crenças são escolhas humanas que geram limites na forma de agir e pensar, que nos ajudam ou atrapalham.
  4. Novas crenças são escolhas que nos permitem superar determinadas formas de pensar para outras.
  5. Todas as Crenças, sejam elas quais forem, com o passar do tempo, vão mostrando algum grau de toxicidade, que precisa ser analisado.
  6. O grande problema num processo de mudança é quando temos Crenças Mais Estruturais reconhecidas como Tóxicas e nos impedem de chegar em vidas mais saudáveis.
  7. Novas crenças vão expandir por um lado nossa forma de pensar, mas nos limitar por outro.
  8. Ao questionarmos determinadas crenças de uso corrente na sociedade, estamos escolhendo novas crenças que vão nos colocar em novos limites.

Vamos ao artigo:

“Diferentemente do restante da população, que precisa ver para crer, empreendedores são os que creem para ver.”Alan Pakes.

Críticas ou comentários

Toda Crença é Limitante!

André Lima escreve:

“Se você passa a exercitar esse radar de negatividade, é impressionante como descobre uma série infinda de crenças limitantes que nos puxam para baixo todos os dias.” 

Objetivo da BIMODAIS – uma empresa voltada para aprimorar a visão dos clientes sobre a Sociedade 2.0 e poder agir melhor dentro dela – é o de analisar Conceitos Tóxicos utilizados no mercado e transformá-los em Saudáveis.

Conceitos Tóxicos são aqueles mal formulados, que geram mais confusão do que explicação.

Quando conceitos são inadequados, acabam gerando mais confusão do que explicação e isso atrapalha as decisões.

Ao analisar o livro “Negócios Digitais” de Pakes & Amigos nos deparamos com este conceito de “Crença Limitante”.

O objetivo do uso de “Crença Limitante” é mostrar para os empreendedores, que temos determinadas formas de pensar que nos atrapalham na hora de querer mudar e precisam ser revistas.

O conceito “Crença Limitante” não é restrito ao mundo dos empreendedores, mas às mudanças gerais do ser humano, com uso corrente na psicologia.

Precisamos aprimorar o conceito, pois pode gerar alguns problemas. Vamos dar uma Faxinada Conceitual nele!

Comecemos por definir Crenças:

 Crenças são estados mentais em que se assume que algo é verdadeiro ou provável. 

Crença pode ser sinônimo de valores, de pensamentos, de conclusões e, principalmente, de teorias.

Podemos dizer que operamos com “Teorias Limitantes” e que precisam ser revistas, pois nos impedem de promover determinadas mudanças.

O conceito Limitante quer dizer que estamos dentro de um determinado campo de pensamento, que nos impede de tomar determinadas atitudes.

No caso do empreendedorismo, as “Crenças Limitantes” vão na direção da superação da Mentalidade de Empregado ou da ultrapassagem da Mentalidade Antiempresarial

Crenças, assim, são formas de pensar que embasam nossas decisões.

E quando vivemos de mudanças como o atual, algumas Crenças precisam ser questionadas para que possamos fazer coisas que não eram tão comuns e frequentes no passado.

Assim, existem e sempre existirão Crenças Limitantes e esse não é o ponto de questionamento.

O ponto é.

Quando resolvemos escolher novas Crenças elas também são Limitantes, pois TODA a crença, toda teoria, todos os valores SÃO limitantes!

Quando utilizamos uma frase do tipo:

“É preciso superar nossas Crenças Limitantes.”

Parece que estamos optando por colocar no lugar “Crenças Ilimitantes“.

De que estamos saindo de uma Mentalidade Limitada para uma outra Ilimitada – o que não corresponde aos fatos.

Ao questionarmos determinadas crenças de uso corrente na sociedade, estamos escolhendo novas crenças que vão nos colocar em novos limites.

O que quer dizer que as novas crenças adotadas NÃO são Ilimitantes, mas apenas novas crenças, que vão precisar ser questionadas mais adiante, conforme o caso.

Cria-se com o conceito “Crenças Limitantes” a ideia de que se adotarmos determinadas novas formas de pensar nossos problemas estão resolvidos de forma ilimitada.

Se utilizarmos, no lugar de Crenças Limitantes duas novas dicotomias, a narrativa melhora bastante.

São os conceitos:

  • Crenças Tóxicas versus Crenças Saudáveis;
  • Crenças Endógenas versus Crenças Exógenas;
  • Crenças Estruturais versus Crenças Conjunturais.

Todas as crenças são escolhas humanas que geram limites na forma de agir e pensar, que nos ajudam ou atrapalham.

Quando entramos numa Jornada de Excelência há formas de pensar que nos ajudam e outras nos atrapalham.

Assim, são Crenças Tóxicas que precisam ser revistas e colocar Crenças Saudáveis no lugar, pois as Tóxicas nos limitam a capacidade de melhorar de vida.

Porém, não podemos generalizar as crenças, pois o que pode ser Tóxico para fulano, pode ser Saudável para Sicrano.

E aí temos as Crenças Exógenas e as Endógenas.

As Exógenas são aquelas que vem de fora para dentro e não refletimos sobre elas, somos formatados de forma mais inconsciente.

E as Endógenas que vem de dentro para fora, nas quais refletimos e as personalizamos.

De maneira geral, as pessoas operam mais com as Exógenas do que com as Endógenas.

Por fim, temos as Crenças Mais Estruturais, aquelas que estão mais enraizadas e são mais difíceis de serem revistas e as Conjunturais, que são mais fáceis.

Todas Limitantes.

O que se percebe, ao refletir sobre o conceito, é de que:

Crenças são escolhas que nos permitem superar determinadas formas de pensar para outras.

Novas crenças vão expandir por um lado nossa forma de pensar, mas nos limitar de outra maneira, por outro.

Assim, na Jornada de Excelência o que se procura não é superar as Crenças Limitantes atuais.

É de conseguir desenvolver uma Capacidade de Revisão de Crenças Endógena (de dentro para fora) de revisar nossas crenças, identificando, a nosso critério, o que é Mais Tóxico do que é Mais Saudável.

E quais são as Mais Estruturais, que se forem consideradas Tóxicas, teremos mais dificuldade de superá-las.

O grande problema num processo de mudança é quando temos Crenças Mais Estruturais reconhecidas como Tóxicas e nos impedem de chegar em vidas mais saudáveis.

As Crenças Mais Estruturais estão entranhadas mais profundamente dentro da nossa mentalidade e exigem um esforço maior para serem superadas.

O uso corrente do conceito “Crenças Limitantes” pode ser aprimorado se for utilizado com mais detalhamento.

Podemos assim reescrever a frase de André Lima:

“Se você passa a exercitar esse radar de negatividade, é impressionante como descobre uma série infinda de crenças limitantes que nos puxam para baixo todos os dias.” 

“Se você passa a exercitar esse radar nas nossas crenças, sejam elas Estruturais ou Conjunturais, é impressionante como descobre uma série infinda de Crenças Tóxicas, que nos puxam para baixo todos os dias. É preciso desenvolver a capacidade de escolher novas Crenças e poder questioná-las o tempo todo para que possamos sempre estar operando com Crenças Mais Saudáveis, a partir dos nossos critérios.”

Para concluir.

O que temos de problema aqui é a ideia de que nos Deslimitamos ao sair da Mentalidade Menos Empreendedora e adotar uma Mentalidade Mais Empreendedora .

Este é um primeiro passo, porém a Jornada de Excelência não é um processo de mudança de sair da Mentalidade “A” e adotar uma “B”, em geral vendida e difundida pelos Gurus do Empreendedorismo.

A Jornada de Excelência implica em adotar uma nova postura diante das mentalidades e das crenças.

O desenvolvimento de um Segundo Eu, ativo e permanente, que não terá a ilusão de que as novas Crenças são para sempre Ilimitadas.

O trabalho Endógeno do Segundo Eu é saber que a nova crença nos coloca em novos limites e que há algo de tóxico, ainda não visto, que vai precisar ser revisto mais adiante, a partir das reflexões.

Todas as crenças, sejam elas quais forem, com o passar do tempo, vão mostrando algum grau de toxicidade, que precisa ser analiso o tempo todo.

Hoje, sem dúvida, temos um Gap Empreendedor na sociedade.

Há uma demanda para que se tire o Personal Empreendedorismo de cada um do armário.

As Crenças Hegemônicas na sociedade são, em certa medida, Empreendedorofóbicas.

O empreendedorismo, antes da Internet, era parecido com o divórcio: ninguém queria entrar nessa confusão.

Quando alguém vai empreender, OBRIGATORIAMENTE, vai precisar fazer uma Faxina Conceitual em uma série de Crenças Tóxicas.

Porém, não é um processo único, mas continuado.

O conceito superar as “Crenças Limitantes” pode causar, se mal explicado, a falsa sensação que o processo de desintoxicação é único e não permanente, onde se inclui a revisão das novas crenças que podem mostrar, ao longo do processo, seu lado tóxico.

Frases top de Pakes & Amigos

  1. “Diferentemente do restante da população, que precisa ver para crer, empreendedores são os que creem para ver.” – Alan Pakes.
  2. “Tudo o que está ao nosso redor foi apenas uma ideia na cabeça de um empreendedor, que teve a coragem de acreditar e transformar aquilo em realidade.”Alan Pakes.
  3. “…a verdadeira revolução causada pela internet mal começou.” Alan Pakes.
  4. “O que vale muito dinheiro é a informação do tipo solução.” Alan Pakes.
  5. “…um bom empreendedor, deve entender que seu trabalho é descobrir as necessidades das pessoas e preencher essas lacunas.” Alan Pakes.
  6. “…se você é o mais sábio da mesa, você está na mesa errada…” – Erico Rocha.
  7. “Não gaste seu precioso tempo tentando convencer aqueles que simplesmente não precisam daquilo que você oferece.” Alan Pakes.
  8. “O grande fator responsável pela derrocada dos empreendedores é o fato de que eles não sabem lidar com as emoções.” – Conrado Adolpho.
  9. “…as empresas quebram porque alguns empreendedores acabam colocando o ego acima do negócio.” – Conrado Adolpho.
  10. “Quando o problema está dentro da gente, não adianta praticar nenhuma técnica nova.” – Conrado Adolpho.
  11. “A maneira como se vê o mundo influencia diretamente seus resultados como empreendedor.”– Conrado Adolpho.
  12. “Pensar como um técnico, em vez de pensar como um empreendedor. Ou seja, você está operando com o mindset errado.”– Conrado Adolpho.
  13. “…divida a jornada de trabalho em etapas menores para que possa visualizar e começar a executar uma a uma.” – Victor Damásio.
  14. “…quanto mais específica for a nossa capacitação, menor será a concorrência.”- Bruno Juliani.
  15. “…uma maneira de encontrar a felicidade: descobrir a missão da sua alma.” – Bruno Gimenes.
  16. “A grande sacada das pessoas que conseguem ter sucesso em um empreendimento na internet é criar um relacionamento verdadeiro com seus usuários.” – Samuel Pereira.
  17. “Seu produto não é o que seu cliente quer, seu cliente quer o benefício que seu produto entrega!” – Maicon Rissi.
  18. “…não é mais uma questão de escolha participar ou não das mídias sociais, mas sim como participar delas.” – Erik Qualman.
  19. “Ninguém é mais escravo do que aquele que pensa ser livre sem o ser.” –  Goethe.
  20. “Para um barco que navega sem sentido, qualquer vento é favorável.” – Sêneca.

Outras Frases top de Pakes & Amigos

  1. “Há bolsos de diversos tamanhos, e, assim, empreendedores podem aumentar bastante o faturamento utilizando-se praticamente da mesma informação, apenas a empacotando de outra forma.” – Alan Pakes.
  2. “…o sucesso — ou o fracasso — está em como usamos nossa mente!” – Alan Pakes.
  3. “..para fazer a diferença, é preciso estar junto de pessoas que nos façam progredir!” Alan Pakes.
  4. “…as pessoas compram muito mais de quem elas confiam.”Alan Pakes.
  5. “…a maioria dos empreendedores ainda não tem a visão de quanto a internet pode favorecê-los.”Alan Pakes.
  6.  “..atrair as pessoas certas para o seu negócio vai energizá-lo.”Alan Pakes.
  7. “…é preciso tomar cuidado para que grandes ideias e grandes conquistas não sejam enterradas de maneira prematura.” Alan Pakes.
  8. “…você não acha os compradores, você conquista os compradores e descobre exatamente o que vender e como ofertar.”– Alan Pakes.
  9. “…o grande segredo é investir em relacionamento para a vida toda com seus clientes.” – Alan Pakes.
  10. “Não gaste seu precioso tempo tentando convencer aqueles que simplesmente não precisam daquilo que você oferece.”– Alan Pakes.
  11. “Quando você NÃO consegue dominar as próprias emoções, acaba caindo em um poço sem fundo, sem nenhum controle. Uma mente forte, com um mindset para o sucesso, controla as emoções.” – Conrado Adolpho.
  12. “…falta de uma mente organizada e de clareza nos objetivos do negócio. Isso gera problemas de planejamento, de foco, de priorização de tarefas, e muitos outros.”– Conrado Adolpho.
  13. “…Além disso, você tem de achar motivos para amar o que faz. Para que entre no que chamamos de “estado de flow”, em que nossas ações, ao executar uma tarefa ou atividade, nos façam “fluir”.”– Conrado Adolpho.
  14. “Fazer o que é realmente importante para o negócio, não para o ego.”– Conrado Adolpho.
  15. “Entenda como isso funciona: situações geram pensamentos. Pensamentos geram sentimentos. Sentimentos geram ações. E ações geram resultados!”– Conrado Adolpho.
  16. “Pensar como um técnico, em vez de pensar como um empreendedor. Ou seja, você está operando com o mindset errado.”– Conrado Adolpho.
  17. “…sei que o sucesso está ligado a uma inteligência emocional.– Conrado Adolpho.
  18. “O sucesso está dentro de você. Basta desenvolver a maneira certa de ativá-lo.”– Conrado Adolpho.
  19. “Na verdade, nenhuma das pessoas que você conheceu nas páginas deste livro ganhou um centavo sequer on-line. O verbo “ganhar” me remete a sorte, a acertar na loteria, a chegar ao fim de uma maratona de videogames, entre outras coisas.” – Victor Damásio.
  20. “é resolver um problema. Entregar uma transformação.”– Victor Damásio.
  21. “Quando você trabalha com o que ama, você não sente que está trabalhando.” – Victor Damásio.
  22. “..não transforme seu sonho em pesadelo.”– Victor Damásio.
  23. “…você precisa evitar clientes chatos, porque terá de lidar com eles de forma direta.” – Victor Damásio.
  24. “…seja criterioso na hora de escolher um cliente, tanto pessoa física quanto jurídica.”– Victor Damásio.
  25. “…um cliente chato é capaz de drenar sua energia.”– Victor Damásio.
  26. “Assim eu me preservo, preservo minha energia e só aceito os clientes ideais.”– Victor Damásio.
  27. “…você realmente tem de estar preparado e dominar o que faz. Porque a transformação da pessoa ou empresa é um compromisso seu, e só seu. E você precisa estar fortemente capacitado.” – Victor Damásio.
  28. “..Simples assim. Você pode oferecer garantia, mas resguarde-se da possibilidade de tomar um calote pedindo sempre pagamento antecipado. Eu acabo ficando amigo dos meus clientes, então, quando adoto essa política de pagamento antecipado, é uma forma de proteger nossa relação comercial e também a relação pessoal que começa a ser criada.” – Victor Damásio.
  29. “…a forma de vencer o Information Overload é quebrar todos os projetos em etapas menores” – Victor Damásio.
  30. “…divida a jornada de trabalho em etapas menores para que possa visualizar e começar a executar uma a uma.” – Victor Damásio.
  31. “…mire num nicho para o qual você já tem certa habilidade e conhecimentos prévios.” – Bruno Juliani.
  32. “…quanto mais específica for a nossa capacitação, menor será a concorrência.”- Bruno Juliani.
  33. “Busque compreender quais são as coisas que seu avatar mais valoriza.”
  34. “…uma maneira de encontrar a felicidade: descobrir a missão da sua alma.” – Bruno Gimenes.
  35. “Todos nós temos uma orientação interna que norteia nossas decisões de forma não só racional, mas corporal e energética, e quando ouvimos essa inclinação todo o nosso corpo, físico e espiritual, estará voltado para cumprir essa missão.” – Bruno Gimenes.
  36. “…Infelizmente o ser humano está tão desacostumado a ouvir sua voz interior, como se isso fosse completamente fora de moda ou desnecessário, que ele perdeu completamente a conexão consigo mesmo.” – Bruno Gimenes.
  37. “A palavra de ordem para quem deseja se tornar um empresário é calma.” – Christian Barbosa.
  38. “Se você passa a exercitar esse radar de negatividade, é impressionante como descobre uma série infinda de crenças limitantes que nos puxam para baixo todos os dias.” – André Lima;
  39. “É raro ouvir histórias de pessoas bem-sucedidas que prestigiam a família e fazem algo benéfico para a sociedade. – André Lima.
  40. “É quando as pessoas já se sentem libertas, passam a se permitir o sucesso e começam a promover ações efetivas que geram resultados cada vez melhores.” – André Lima.
  41. “…percebo é que essas pessoas têm competência para tocar seu negócio, mas acabam esbarrando nas próprias crenças limitantes.” – André Lima.
  42. “Pense que elas desejam abrir a caixa postal e encontrar uma solução para as suas dores, e não uma oferta de venda.” – André Lima.
  43. “…conhecer profundamente as necessidades, os valores, as metas, os objetivos, os desejos, os problemas, os pesadelos e os sonhos do seu avatar.”- André Lima.
  44. “E para driblar essa concorrência que já existe você deve se propor a criar algo diferenciado, um produto matador, daqueles que vão deixar os concorrentes irrelevantes.” – Ricardo Piovan.
  45. “O novo marketing é alimentado por criatividade, talento e esforço, enquanto o velho marketing se orienta por promoções e repetições de anúncios.” – Henrique Carvalho.
  46. “…você só “existe” na rede quando é acessado” –  Samuel Pereira.
  47. “A grande sacada das pessoas que conseguem ter sucesso em um empreendimento na internet é criar um relacionamento verdadeiro com seus usuários.” – Samuel Pereira.
  48. “…qualidade dos benefícios do seu trabalho na vida dos clientes que já o experimentaram..” – Samuel Pereira.
  49. “…prazo não muito longo é melhor do que um prazo longo, porque prazos maiores as pessoas acabam deixando para mais tarde, pois pensam: “Ah, tem muito tempo! Depois faço!”. E acabam nunca fazendo.” – Samuel Pereira.
  50.  “…a melhor maneira de construir riqueza e prosperidade na sua vida, e, principalmente, que os ativos mais poderosos que você pode criar são aqueles que não dependem da sua presença para gerar renda constante.” – Rafael Albertoni.
  51. “Atrair a atenção Criar conexão Ensinar sobre o problema Trazer a solução Fazer a oferta.” –  Maicon Rissi.
  52. “…usar uma linguagem pessoal na sua comunicação ajuda a causar uma impressão de que há alguém por trás daquele script.” – Maicon Rissi.
  53. “Encontrar o sentimento-chave: o que é sentimento-chave? Por que a pessoa compra ou por que faz o que ela faz?” – Maicon Rissi.
  54. “Reforçando a dor: Isso é, colocar o dedo na ferida! Todo infoproduto que explode de vender resolve um problema.” – Maicon Rissi.
  55. “O seu produto é a ponte, e não o objetivo. A pessoa está comprando o seu produto para resolver um problema que ela tem. Seu produto é a ponte entre o problema e a solução que essa pessoa procura. – Maicon Rissi.
  56. “Seu produto não é o que seu cliente quer, seu cliente quer o benefício que seu produto entrega!” – Maicon Rissi.
  57. “Empreendedor é aquele sujeito que tem visão do negócio. Estou falando de quem vai traçar as estratégias que precisam ser feitas para alavancar resultados.” –  Hugo Rocha.
  58. “Já o técnico é aquele que vai, efetivamente, colocar a mão na massa. Ou seja, vai construir as páginas, trabalhar na integração delas com o e-mail marketing e o sistema de pagamento, verificar e manter cada uma delas “no ar” e cuidar de todo tipo de suporte tecnológico que um negócio on-line exige. – Hugo Rocha.
  59. “…não há como fazer as duas coisas com maestria ao mesmo tempo.” – Hugo Rocha.

De outros:

  1. “…não é mais uma questão de escolha participar ou não das mídias sociais, mas sim como participar delas.” – Erik Qualman.
  2. “Cresça com disciplina. Equilibre intuição com rigor. NÃO abrace o status quo. Encontre novas maneiras de enxergar. Nunca espere uma bala de prata. Suje as mãos. Conte a sua história sem deixar que os outros definam quem é você. Seja responsável pelo que você vê, ouve e faz. Acredite”. Howard Schultz 
  3. ““Ninguém é mais escravo do que aquele que pensa ser livre sem o ser”.” Goethe
  4. “Para um barco que navega sem sentido, qualquer vento é favorável” – Sêneca.

Objetivo do livro

  1. “Se quero transformar sua vida, devo começar por sua mentalidade.”
  2. “A soma do conhecimento de cada pessoa cria um poder inestimável. O poder do marketing pela internet vem da somatória e da sinergia dessa inteligência coletiva. Este livro reúne tudo isso. Ele foi criado justamente para poder compartilhar com você toda essa inteligência.”
  3. “Nele, você terá acesso a conhecimento transformador. Além do mindset dos empreendedores, você conhecerá as maneiras em que pode trabalhar pela internet.”
  4. “…você vai conhecer o modelo mental dos empreendedores de sucesso e, a partir das descobertas feitas aqui, vai conseguir mudar sua forma de pensar para empreender com mais segurança e assertividade.”

Quem é o autor?

Alan Pakes é apaixonado por causar transformação nas pessoas por meio do empreendedorismo. Uma das grandes habilidades dele é extrair a sinergia da união de pessoas e de conhecimentos para causar maior impacto positivo na sociedade. Nasceu em Cerquilho, São Paulo.

Padrões

“Quanto mais as pessoas o conhecem, mais confiança terão em você.”

“…quanto maior a urgência para a solução do problema, mais caro as pessoas estão dispostas a pagar.”

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

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